Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de dezembro de 2010

SANEAGO REALIZA FISCALIZAÇÃO E CONTROLE RÍGIDO PARA PROTEGER RIOS E LAGOS

 
 
29/12/2010
Trabalho preventivo protege mananciais de água


Publicado por http://www.folhadenoticias.com.br


A qualidade da água que chega às torneiras das casas depende da proteção e preservação dos mananciais que garantem o abastecimento das cidades. É nesta perspectiva que a Saneago realiza um trabalho preventivo que envolve a fiscalização e controle rígido do desmatamento dos rios e lagos. Este ano foram realizadas 105 vistorias técnicas.

   De acordo com um balanço de todo o trabalho preventivo da Saneago em 2010, foram realizadas ainda 26 palestras sobre o tema, entrevistas e treinamentos em colégios e entidades públicas. Nove mananciais foram recuperados e outros 351 processos que solicitavam realização de serviços de proteção foram atendidos, além de três pedidos de outorga.

   Este trabalho realizado pela Saneago é continuo e prevê a proteção e recuperação de mananciais, onde é retirada a água para distribuir à população. Goiás por ser relativamente plano, é beneficiado por quatro grandes bacias hidrográficas, sendo  elas: Araguaia, Tocantins, São Francisco, e para Goiânia a mais importante Bacia hidrográfica do Rio Paranaíba.

   Da área total de drenagem da bacia hidrográfica do Paranaíba, mais de 70% está em Goiás, Goiânia tem duas Estações de Tratamento de Água: ETA Rio Meia Ponte e ETA do Córrego João Leite, que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba.

Recuperação da áreas
   Além do trabalho de conscientização, a Saneago também investe na recuperação de áreas erosivas de exploração agrícola; recomposição das áreas dos leitos dos cursos dágua que sofrem com o assoreamento; fiscalização e punição para quem polui ou contamina os mananciais por uso inadequado de agrotóxico e defensivos agrícolas.

   Junto a isso, a população também pode ajudar. Evitar os lançamentos de lixos urbanos em lugares impróprios, posteriormente transportados para os cursos dágua; denunciar quem despeja esgotos domésticos e efluentes industriais sem prévio tratamento e também nas zonas de garimpo e dragagem de areias são atitudes que podem ajudar a Saneago na fiscalização e punição dos poluidores.

Fonte:Agecom/PORTAL TRATAMENTO DE ÁGUA

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br