Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de janeiro de 2011

PORQUE AS PESSOAS VÃO MORAR NAS ÁREAS DE ALTO RISCO

Ninguém vai morar em área de risco porque quer ou porque é burro

As pessoas vão morar numa área de risco porque não têm nenhuma opção para a renda que possuem

14/01/2011

Raquel Rolnik

raquelrolnik.wordpress.com

Na última terça-feira participei do Jornal da TV Cultura, falando sobre o problema das chuvas que atingem várias regiões do nosso país nesta época do ano. Depois da apresentação de uma reportagem que mostrava deslizamentos de encostas e perdas de vidas em várias cidades, a primeira pergunta do apresentador Heródoto Barbeiro foi: “isso tem solução?”

Segue abaixo a minha resposta:

“Tem solução, sim. Evidentemente algumas medidas são paliativas. Há formas de intervenção para melhorar a estabilidade dos terrenos, drenar melhor a água, conter encostas, ou seja, melhorar a condição de segurança e a gestão do lugar para que, mesmo numa situação de risco, se possam evitar mortes.

Mas a questão de fundo é que ninguém vai morar numa área de risco porque quer ou porque é burro. As pessoas vão morar numa área de risco porque não têm nenhuma opção para a renda que possuem. Estamos falando de trabalhadores cujo rendimento não possibilita a compra ou aluguel de uma moradia num local adequado. E isso se repete em todas as cidades e regiões metropolitanas.

Não adiantam nada as obras paliativas aqui e ali se não tocarmos nesse ponto fundamental que é: quais são os locais adequados, ou seja, fora das áreas de risco, que serão abertos ou disponibilizados para que a população de menor renda possa morar?”.

Raquel Rolnik é arquiteta urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas e coordenadora da área de urbanismo do Pólis - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais.

Comentários

ÁREA DE RISCO

As grandes tragédias "naturais" infelizmente atingem em cheio os mais pobres. No entanto não ouvi ainda ninguém dizer que ricos e famosos também colaboram para o aumento dessas catástrofes quando, em áreas de proteção ambiental, constroem suas casas, resorts, hotéis e pousadas. Tão responsável é o poder público que autoriza a criação de bairros em áreas de risco como também a construção de condomínios de luxo, hotéis e pousadas no meio da mata atlântica.

POR QUE SÓ APARECE ABRIGO PARA OS JÁ ATINGIDOS PELA TRAGÉDIA?

Acompanhando as reportagens sobre a tragédia na região serrana do RJ, vi várias vezes os repórteres falarem que a Defesa Civil havia interditado áreas, mas que moradores insistiam em permanecer lá. Quando questionados: "Mas você vai ficar aqui mesmo sabendo que pode morrer?", a resposta se repetia: "Eu não tenho pra onde ir! Se eu sair daqui, vou pra onde?". A reportagem deixa subentendido que as pessoas são irresponsáveis por estarem arriscando a própria vida. O Governador apela para as pessoas deixarem suas casas, mas não vi em entrevista alguma ele dando alternativa de abrigo. Vê-se que os que estão abrigados agora são os que já perderam sua casa, mas e os que correm o risco de perdê-la, onde devem se refugiar? Quantas mortes poderiam ser evitadas se, em vez de dizer apenas: "Sua casa pode desabar, saia daí!" fosse dito também: "Vá para este endereço, é um abrigo do estado, você pode ficar lá até que cesse o perigo"? Fica aqui a minha pergunta.



BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br