Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de fevereiro de 2011

12ª EXPODIRETO COTRIJAL - NÃO-ME-TOQUE (RS) - BOAS PRÁTICAS NO USO DA ÁGUA



Embrapa Meio Ambiente apresenta tecnologias na Expodireto Cotrijal 2011

9.2.2011

A 12° edição da Expodireto Cotrijal (Cooperativa Agropecuária Industrial), em Não-me-Toque, RS, de 14 a 18 de março, terá a participação da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP). De acordo com os organizadores, a feira visa aproximar o produtor dos mais recentes avanços tecnológicos do setor agropecuário, que todos os anos se renova como um ponto de encontro com o conhecimento, a tecnologia e novas oportunidades, auxiliando o produtor a vencer o desafio de produzir mais com menores custos.


Software Gotas
A regulagem dos pulverizadores utilizados em agricultura (especialmente os de grande porte e os acoplados a aeronaves) é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos técnicos de pulverização no campo. Para auxiliar nessa tarefa a Embrapa Meio Ambiente e a Embrapa Informática Agropecuária desenvolveram um programa de computador para analisar a deposição das caldas nas culturas. Imagens das amostras de pulverização coletadas em papel sensível à água são analisadas pelo software que automaticamente calcula a densidade da deposição, o tamanho real e a uniformidade das gotas, além do volume de calda depositado em litros por hectare, por meio da medição e contagem das manchas das gotas.

Dependendo da forma de amostragem, o programa gera gráficos com a distribuição espacial dos parâmetros, permitindo assim, uma visualização da distribuição de agrotóxicos na área. Os resultados também permitem uma rápida estimativa dos resíduos de agrotóxico deixados nas áreas amostradas.Esta é uma nova e mais rápida maneira de avaliar a eficiência ou o desperdício nas pulverizações de produtos químicos, a um custo que não chega a 1% da alternativa hoje existente para o serviço, que é a análise dos resíduos de defensivos no solo.

Pulverização eletrostática
A aplicação de produtos na agricultura por meio de pulverizadores (costais ou mecanizados) é uma das práticas mais utilizadas no Brasil e no mundo, todavia, pouco se tem feito para melhorar a sua eficiência, especialmente para aumentar a efetividade da deposição dos produtos sobre os patógenos e evitar o atingimento de organismos não alvos (inimigos naturais das pragas, outras culturas, animais ou seres humanos), além de preservar o meio ambiente da ação indesejada dos produtos químicos depositados indevidamente ou em excesso nas áreas circunvizinhas das culturas. O Laboratório de Tecnologia de Aplicação da Embrapa Meio Ambiente desenvolve equipamentos e métodos que propiciam o aumento da eficiência dessas aplicações (especialmente para pulverizadores de pequeno porte e pequeno custo, que possam atender ao agricultor de baixa renda), como pulverizadores de pequeno porte munidos de bicos eletrostáticos. Essa tecnologia propicia grande aumento na eficiência das pulverizações (sem aumentar o custo dos equipamentos) que, aliada ao maior conhecimento da biologia dos patógenos e das próprias culturas (alvos biológicos), minimiza os danos ambientais gerados pelo excesso de produtos químicos usados pelo agricultor e proporciona maior rentabilidade às pequenas culturas.

Motor multicombustível com gerador elétrico
A geração de energia elétrica em pequenas quantidades e diretamente no local de aplicação pode ser conseguida com o uso de combustíveis alternativos e renováveis, a partir da aplicação de um motor ciclo Stirling (motor multi-combustível), que atende às necessidades de residências isoladas (não servidas por redes elétricas) e a locais que disponham de energia térmica a ser aproveitada (biodigestores, fornalhas, entre outros), propiciando o uso de aparelhos de baixo consumo (iluminação a LEDs, telecomunicação celular, bombeamento de água de baixo volume de forma a tornar viável o uso desses aparelhos nos mais diversos locais a custos bastante reduzidos. O LTA trabalha no desenvolvimento e melhoramento dessa tecnologia para torná-la disponível ao público (especialmente ao agricultor de baixa renda e às populações mais isoladas do país) de forma a propiciar sua utilização em larga escala. A tecnologia já foi testada e aprovada, estando agora em fase de adaptação para ser adotada por alguma indústria interessada que possa construir modelos básicos a serem comercializados e atender a demanda dos consumidores.


Biofiltro para tratamento de resíduos das águas utilizadas em experimentos com peixes
É fundamental que os efluentes gerados pelos diversos sistemas para produção de peixes sejam tratados adequadamente, minimizando a emissão de produtos que degradem o meio ambiente (em especial o aquático). Os sistemas constituídos de biofiltros são bastante utilizados no tratamento de efluentes industriais e domésticos, variando apenas o tipo de substrato. Os biofiltros podem ser constituídos por plantas macrófitas de diversos tipos (flutuantes, emergentes e submersas). Podem ser usados para recirculação e tratamento da água no cultivo de organismos aquáticos, cuja finalidade principal é melhorar a sua qualidade sem a necessidade de renovação. Assim, a Embrapa Meio Ambiente construiu e avaliou um sistema modular de biofiltros para tratamento de resíduos de produtos químicos no descarte de água de experimentos com peixes, instalado em seu Laboratório de Ecossistemas Aquáticos -LEA. O sistema é de baixo custo e pode ser recomendado para outros laboratórios que utilizam compostos similares nos ensaios de exposição, ou mesmo para melhorar a qualidade da água de uma gama muito grande de experimentos com diversos objetivos, empregando como animais de experimento os peixes, crustáceos e outros organismos aquáticos.


Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br