Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de fevereiro de 2011

RJ PROMOVE SEGUNDA EDIÇÃO DO "ONDA LIMPA" NAS SUAS PRAIAS




14/01/2011

Prefeitura promove neste verão segunda edição do “Onda Limpa” nas praias

Além das atividades e campanhas educativas nas areias, o projeto contará este ano com concurso de fotografia

As atividades do “Onda Limpa 2” contam com shows do gari passista Renato Sorriso e do Grupo Chegando de Surpresa, com a participação do personagem Super Gari, promovendo muito samba, atividades lúdicas e teatrais. O projeto terá o Apitaço da Sujeira para inibir os banhistas que fazem sujeira.



A Comlurb, empresa vinculada à secretaria de Conservação e Serviços Públicos, vai promover nas praias do Rio durante todo o verão, em dias alternados entre sextas-feiras e fins de semana, o projeto “Onda Limpa 2 – Tô Dentro”. 

O objetivo é conscientizar os freqüentadores a manter as praias limpas e incentivar o uso de contêineres e papeleiras na hora do descarte de detritos como garrafas Pet, coco, embalagens e restos de comida. 

O projeto, que este ano será realizado em parceria com a Ciclus, concessionária da prefeitura responsável pela nova Central de Tratamento de Resíduos, inicia neste Feriado de São Sebastião, quinta-feira (20/01), das 11h às 13h, na praia de Ipanema, em frente ao Posto 9, e será levado a diversas outras da cidade, incluindo o Piscinão de Ramos.

As atividades do “Onda Limpa 2” contam com shows do gari passista Renato Sorriso e do Grupo Chegando de Surpresa, com a participação do personagem Super Gari, promovendo muito samba, atividades lúdicas e teatrais. 

O projeto terá o Apitaço da Sujeira para inibir os banhistas que fazem sujeira. Um grupo de pessoas voluntárias caminha pela praia em busca de lixo jogado na areia e quando encontram, levantam placas com textos educativos, chamando a atenção para o mau procedimento com o apitaço. As crianças podem brincar e se divertir com folhetos de histórias em quadrinhos sobre a limpeza das praias e com os quebra-cabeças com temas educativos. Serão distribuídos muitos brindes, entre os quais bonés, camisetas, canetas, sacolas pets e oxibiodegradáveis, frisbees, adesivos para carros e picolés. Durante o evento é instalada uma tenda na areia para o apoio das atividades.

Dessa vez, o projeto irá promover o 1º Concurso de Fotografia Onda Limpa 2 – Tô Dentro. Qualquer banhista pode participar quantas vezes quiser, clicando, no formato JPEG e com no máximo 5MB, uma ação de cidadania e limpeza na praia.

Os interessados devem enviar, até o dia 28 de fevereiro, suas fotos para o e-mail: ondalimpa2@gmail.com. Uma comissão julgadora irá selecionar 30 fotografias que serão  exibidas no hotsite, bem como em sites e blogs de instituições parceiras. Os três primeiros colocados ganham uma máquina fotográfica digital.

Cartazes ilustrados com imagens do projeto com o Super Gari ocuparão os mobiliários urbanos divulgando a campanha. As peças também serão utilizadas nos painéis do Cuca Fresca. As animações em 3D serão exibidas em sites de vídeo da Internet, além de aparecer na página eletrônica da Comlurb e nos comerciais de TVs parceiras como Multirio, TV Band, TV Câmara e TV ALERJ. O twitter da Comlurb divulgará as datas, locais e horários do projeto.


O projeto conta com o apoio da Lamsa, que irá colocar mensagens do “Onda Limpa 2″ nos painéis da Linha Amarela, do Rio Ônibus, com a afixação de 5 mil cartazes no interior dos ônibus e Metrô, que irá colocar cartazes nas estações. Já com a parceria, a Ciclus reforça sua preocupação com o meio ambiente, da mesma forma que utilizará tecnologia de ponta na transferência, no transporte, no tratamento e na disposição final adequados dos resíduos sólidos das cidades do Rio, Seropédica e Itaguaí.

O calendário do projeto no mês de janeiro já foi fechado. Depois de Ipanema, foi a vez do Piscinão de Ramos (22/01), Barra da Tijuca (23/01 – altura do condomínio AlfaBarra), Copacabana (28/01 – altura da Rua Miguel Lemos), São Conrado (29/01 – em frente ao antigo Hotel Nacional) e Ilha do Governador (30/01 – Praia da Bica).



Para mais informações sobre o projeto acesse o hotsite www.ondalimpa2.com.br

VEJA MAIS

A PRAIA MAIS LIMPA E A MEDALHA DE OURO DE LIXO NO BRASIL


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br