Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de março de 2011

COMITESINOS COMPLETA 23 ANOS DEFENDENDO A BACIA DO RIO DOS SINOS (RS)








BEM MAIS QUE SEUS VINTE E POUCOS

ANOS
     A quinta-feira (dia 17) marcou o 23º aniversário do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio dos Sinos (Comitesinos). Criado pelo Decreto Estadual nº 32.774, alterado pelo Decreto Estadual Nº 39.114/98, o Comitesinos foi o primeiro comitê de bacia do Brasil. 

Nascido a partir da mobilização contra a poluição industrial nos anos 80, teve sempre como marcas registradas a conciliação e a mobilização da comunidade. Com ações fortes na Educação Ambiental e seguindo a receita de incentivar a pesquisa científica com divulgação plena e aplicação imediata de seus resultados.

     O Comitesinos serviu de laboratório para a gestão das águas no Estado, resultando na Lei Estadual das Águas, de 1994 (que por sua vez influenciou a Lei Federal das Águas, de 1997). 

Atualmente, se prepara para entrar na reta final do Plano de Bacia, que vai dar as diretrizes de para que se tenha água em quantidade e qualidade suficientes na região para as próximas gerações. Paralelo a isso, o Comitê participa também dos trabalhos para implantação da primeira Agência de Região Hidrográfica do Estado, o que deve culminar com o início da cobrança pelo uso da água na região. 

Gerando recursos que deverão ser aplicado em projetos na própria Bacia do Sinos.

     O Comitê não é uma ONG. Trata-se de um ente que faz parte das relações de governo com a região, ao mesmo tempo em que é um fórum onde todos os setores usuários da água têm acento. E, principalmente, voz. A presidência é exercida por um desses membros, o que ressalta o caráter democrático da entidade. Todas as decisões passam pelo crivo de todo o colegiado, em suas reuniões plenárias.

AÇÕES     Entre as ações com práticas de campo na Bacia do Sinos, a ação mais recente do Comitê é o Projeto VerdeSinos. Iniciativa que tem, oficialmente, a meta de restaurar 330 hectares de mata ciliar na região. 

Mas já ficou claro que não deve ficar por aí, já que mais parceiros estão chegando e mais áreas deverão ser restauradas. Com o suporte da pesquisa científica, que está avaliando a biodiversidade em várias áreas ribeirinhas, na busca de uma “receita” para o reflorestamento satisfatório.

     Foi assim com o Projeto Dourado que, no papel, tinha início, meio e fim, mas ainda continua com o nome ostentado em diversas ações de multiplicadores, monitores, professores e alunos de Educação Ambiental pela região. 

Que dizer então do Projeto Monalisa, que levou centenas de voluntários para a beira dos córregos, arroios e rios de suas cidades, mapeando mais de 8 mil pontos de impactos ambientais na região. E de onde se tirou dados, por exemplo, para direcionar o VerdeSinos.

     É justamente essa tendência à continuidade em suas ações a principal característica do Comitesinos. E o que gera conscientização que vai se refletir cada vez mais na participação de todos os setores em seu colegiado. Ou seja, um ciclo. Como o das águas...
COMITESINOS - O PRIMEIRO COMITÊ DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL


PARABÉNS COMITESINOS, PARABÉNS DINÂMICO PRESIDENTE SILVIO PAULO KLEIN E SUA EQUIPE DE DIRETORIA, QUE TÊM REALIZADO UM EXCELENTE TRABALHO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOS SINOS. 


A MOBILIZAÇÃO DAS COMUNIDADES, OS FAMOSOS PROJETOS: "DOURADO" - COM AS ESCOLAS, EDUCADORES E EDUCANDOS DA BACIA, O "MONALISA",  RECENTEMENTE O "VERDESINOS" E OUTROS,  DEMONSTRAM O EMPENHO, A LIDERANÇA E A DEDICAÇÃO DE TODOS VOCÊS NESTES 23 ANOS DE TRABALHOS PELA REVITALIZAÇÃO DE TODA A BACIA.

CONHEÇA OS PROJETOS DO COMITESINOS:


PROJETO DOURADO - DESDE 2001


PROJETO MONALISA

ROMARIA DAS ÁGUAS

PROJETO VERDESINOS

PROGRAMA PERMANENTE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUE O TRABALHO, O EMPENHO E A DEDICAÇÃO DE TODOS OS MEMBROS DO COMITESINOS SIRVA DE EXEMPLO PARA OUTROS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL, INSPIRANDO-SE EM SEUS PROJETOS, PROGRAMAS E AÇÕES, POSSAM TAMBÉM RECUPERAR E PRESERVAR SEUS CURSOS D' ÁGUA.

Prof. Jarmuth Andrade

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br