Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de março de 2011

EMBRAPA CRIA SITE INFANTIL PARA ENSINAR CIÊNCIA E A CUIDAR DA ÁGUA





Bioindicador Trichoptera
Trichoptera é um organismo bentônico (insetos, crustáceos, moluscos e vermes que habitam o substrato de fundo de rios e lagos) usado como bioindicador.  Foto: Mariana Silveira G. Moura e Silva)

Embrapa lança nacionalmente site infantil Contando 


Ciência na Web‏



Embrapa Meio Ambiente lança o site na Escola Municipal Oscarlina Pires Turatto, para 40 alunos da 4ª. série do ensino fundamental

Informação e diversão com linguagem fácil e visual leve, colorido. É o que oferece o site infantojuvenil lançado pela Embrapa para divulgação de conteúdos científicos de todas as Unidades da Empresa

Criado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) para divulgar, a crianças e adolescentes, conteúdos científicos produzidos por todas as Unidades da Empresa, o site Contando Ciência na Web será lançado oficialmente em abril, mês em que a Embrapa comemora 38 anos de pesquisa e promoção do desenvolvimento científico agropecuário nacional.

Trata-se de uma ferramenta especial que promete oferecer, ao mesmo tempo, informação e divertimento em linguagem fácil. Está disponível no endereço www.embrapa.br/contandociencia.

Na Embrapa Meio Ambiente, o lançamento oficial será em 8 de abril, na Escola Municipal Oscarlina Pires Turatto, para 40 alunos da 4ª. série do ensino fundamental.

Mariana Silveira, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, estará na escola para apresentar os biondicadores de qualidade de água. Ela irá perguntar às crianças: você sabe o que são animais bioindicadores?

"Quando se está doente, o médico nos pergunta quais são os sintomas, ou seja, o que estamos sentindo. Estes sintomas ajudam os médicos a descobrir qual a nossa doença. Com a água também é assim! O grupo dos macroinvertebrados bentônicos é visível a olho nu. Eles são larvas de insetos, moluscos, crustáceos e vermes. Vivem e se alimentam no fundo de lagos, rios e lagoas, que pode ser composto por lodo, areia, pedra, cascalho ou folhas e galhos. Existe uma grande variedade destes animais, sendo que cada um deles possui uma capacidade para aguentar a poluição. Assim, temos os animais sensíveis (que só vivem em ambientes limpos) e os tolerantes (vivem tanto em ambientes limpos quanto poluídos). Desta forma, quando os cientistas vão investigar se a água está poluída, procuram saber quais animais estão vivendo naquele ambiente. Depois dão o diagnóstico, isto é, a resposta se aquele ambiente aquático está doente (poluído) ou não", explica a pesquisadora, de uma maneira que as crianças possam entender um pouco mais sobre pesquisas científicas.

Coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica a líder do projeto Regina Fiuza, diz que “durante a edição dos primeiros conteúdos uma das preocupações foi o desafio de submeter o trabalho aos usuários. São muitos detalhes para pensar”, destacando o acompanhamento constante de especialistas, entre os quais pedagogos, encarregados de garantir a qualidade da informação como fonte do processo educativo.

Personagens representando a diversidade do povo brasileiro foram criados para conduzir os internautas pelos caminhos da ciência, e a navegação flui por meio de dez modalidades de jogos, cinco e-books, glossário, bloguinho, informações sobre as Unidades da Embrapa, uma versão especial do programa de rádio Prosa Rural e muito mais coisas elaboradas para entreter e, claro, ajudar nas pesquisas escolares e nos 

momentos de lazer da turma.



Essa iniciativa foi elogiada até pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que enviou um representante para uma das fases da avaliação.
Trabalho em Rede
“O site será uma porta de entrada para que a criança conheça os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Embrapa”, comentou Regina Fiuza, dando como exemplo os projetos Agrobiologia para Gente que Cresce (Embrapa Agrobiologia/Seropédica, RJ) e Atlas Ambiental (Embrapa Monitoramento por Satélite/Campinas, SP), além de outras informações geradas pela pesquisa nas demais Unidades da Empresa.
(com informações de Kátia Marsicano, Embrapa Informação Tecnológica)


Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente
Campinas - SP19.3311.2608




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br