Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de março de 2011

GOIÁS QUER CRIAR AS NOVAS BACIAS DO RIO BOIS/TURVO E RIO VERMELHO





O Rio Meia Ponte é um importante recurso hídrico do Estado de Goiás, mas sua qualidade
natural está comprometida da nascente à foz. Foto: http://jornal-ja.blogspot.com/


Governo discute proposta para criação de comitês de bacias

http://aloalobrasil.com.br/geral/meio-ambiente/29,03,2011,31012.shtml

Novas propostas para a implementação de dois novos comitês, do Rio dos Bois/Turvo e do Rio Vermelho e o início de um processo de renovação da Bacia do Meia Ponte foram apresentados nesta tarde, durante reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, da Secretaria do Meio Ambiente. A ideia é retomar os comitês como forma da sociedade participar da gestão na área de recursos hídricos.
O superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Augusto de Araújo Almeida, explica ser necessária a mobilização da sociedade em torno de algumas bacias hidrográficas que são de importância estratégica para a economia do Estado de Goiás para a implementação de alguns instrumentos de gestão de recursos hídricos, que só podem ser feitos onde existem comitês de bacias. “É isso que a lei determina”, assegura Augusto. 
Augusto Almeida ressalta que, além da criação desses dois comitês, o Conselho quer retomar e fortalecer a Bacia do Meia Ponte, onde são gerados 40% do PIB no Estado “para que este comitê, que está meio esquecido,  assuma suas prerrogativas de fazer gestão. Nós já precisamos agora, a médio prazo, implementar o instrumento de gestão da cobrança pelo uso da área, uma forma de estar restabelecendo o potencial hídrico da bacia. Isso é muito importante porque o desenvolvimento econômico e todas as atividades humanas dependem da disponibliidade de água” disse o superintendente.

Pivôs

Também foi discutida a regularização de pivôs centrais em Goiás no que diz respeito às outorgas para que os produtores rurais possam fazer uma força-tarefa para regulamentação da agricultura irrigada. Augusto explica que a questão dos recursos hídricos é estratégica “porque temos, em certo ponto, abundância de água para se fazer uma irrigação. O que ocorre é que existe uma norma legal que estabelece que todo usuário de água precisa ter outorga pelo uso, concedida através de uma portaria expedida pela Semarh. E nem todos estão regulares nesse sentido”, finaliza.
Fonte: Portal Goiás Agora
http://aloalobrasil.com.br/geral/meio-ambiente/29,03,2011,31012.shtml

Edmilson Pinheiro
São Luís/MA/Brasil

www.forumcarajas.org.br 

http://territorioslivresdobaixoparnaiba.blogspot.com/

http://reentrancias-ma.blogspot.com/

Fonte: FONASC-CBH - Escritório:
CLN 107 bloco D sala 211 CEP 70743-540 - Brasília - DF
Fones: (61) 32027448 - (61) 99996191  


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br