Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de março de 2011

SOBE O NÍVEL DOS RIOS NO RS - DEFESA CIVIL EM ALERTA




Raciel G. Junior

Nível dos rios sobe devido à chuva no Estado do RS e autoridades ficam em alerta

Em Panambi, no norte do Estado, famílias ficaram desabrigadas


Atualizada às 20h08min | Leila Endruweit

A chuva deste final de semana provocou aumento no nível dos rios e deixou em alerta autoridades da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros em todo o Estado. Confira os transtornos registrados em todas as regiões.
Ajuricaba
Em Ajuricaba, no noroeste do Estado, a chuva trouxe transtornos a pelo menos 25 famílias. O Rio Cachoeira, que corta a cidade, está quatro metros acima do nível normal e transbordou. Segundo a Brigada Militar, cerca de 100 pessoas tiveram que deixar suas residências.
Vale do Taquari
No Vale do Taquari, o nível do Rio Taquari está mais de seis metros acima do normal. O rio, na altura do Porto de Estrela, está com 19,2 metros de profundidade. Com a cheia, 50 metros da ERS-129 foram invadidos pela água, entre Colinas e Estrela.
Vale do Sinos
Por causa da chuva, o Rio Paranhana quase transbordou, no final da tarde de sábado, em Três Coroas. A chuva deu uma trégua neste domingo e o rio não representa mais uma ameaça.
O Rio Caí chegou a estar sete metros acima de seu nível normal. Durante a tarde de domingo, a água começou a baixar.
O Arroio Kruse voltou a encher, no sábado, em São Leopoldo, assim como o Arroio Luiz Rau, em Novo Hamburgo. Eles causaram pontos de alagamento nas duas cidades, mas já estabilizaram.
Panambi
Em Panambi, no noroeste do Estado, cerca de 100 famílias saíram de suas casas na manhã deste domingo em decorrência da chuva. O Rio Fiúza, que corta a cidade, está 10 metros acima do leito e já alagou várias casas.
Ibirubá
Em Alfredo Brenner, distrito de Ibirubá, a chuva acompanhada de granizo causou danos a telhados de várias residências da zona rural.
Aratiba
A chuva do final de semana em Aratiba foi superior à média prevista para todo o mês de março. O Rio Novo, que atravessa a cidade, transbordou sobre todas as pontes, invadiu casas e deixou estradas intrafegáveis. Os maiores estragos ocorreram na Linha Gruta, Linha Cobra e Linha Auxiliadora, que ficam a cerca de cinco quilômetros do centro da cidade.
Veranópolis
A chuva provocou a morte de uma pessoa em Veranópolis na tarde deste sábado. Mateus Costella, 28 anos, fazia uma trilha com um grupo de jipeiros, por volta das 17h, na localidade de capela Santo Isidoro, quando foi arrastado pelas águas de um arroio. A chuva traz transtornos ao município desde sexta-feira .
Soledade
Pelo menos 15 residências dos bairros Missões e Expedicionários em Soledade foram atingidas pela cheia do Arroio Bernardina que transbordou neste sábado. A secretaria de Obras do município afirma que muitas casas foram construídas em áreas irregulares, o que aumentaria o risco de inundações.
ENVIADO PELO COLABORADOR RACIEL G. JÚNIOR - ARCA DE NOÉ NING

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br