Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de abril de 2011

DEFENSORES DE RIOS DO PARANÁ SÃO BARBARAMENTE ASSASSINADOS

Ambientalista Jorge Grando, do Paraná, assassinado 

1933 - Ambientalistas Assassinados

Aliança RECOs
Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras

"...Os cinco amigos estavam em uma casa na área rural de Piraquara. O imóvel pertence a Jorge Roberto Carvalho Grando, funcionário da prefeitura de Pinhais, onde foi secretário de meio ambiente. Ele, o irmão Antonio Grando, que também era funcionário da prefeitura de Pinhais, o empresário Gilmar Reinert, o funcionário da Colônia Penal Agrícola de Piraquara, Valdir Vicente Lopes e Albino Silva, vizinho de Jorge e funcionário da Sanepar foram mortos por volta de meia noite desta sexta-feira..."

Crime brutal

Ambientalistas são mortos em chacina com cinco vítimas no Paraná

Publicada em 23/04/2011 às 15h26m

Jornal Hoje, TV Paraná

SÃO PAULO - Cinco homens foram encontrados mortos na madrugada deste sábado, no município de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. Eles estavam amarrados e foram mortos com tiros na cabeça. Entre as vítimas, estavam três ambientalistas.

Os cinco amigos estavam em uma casa na área rural de Piraquara. O imóvel pertence a Jorge Roberto Carvalho Grando, funcionário da prefeitura de Pinhais, onde foi secretário de meio ambiente. Ele, o irmão Antonio Grando, que também era funcionário da prefeitura de Pinhais, o empresário Gilmar Reinert, o funcionário da Colônia Penal Agrícola de Piraquara, Valdir Vicente Lopes e Albino Silva, vizinho de Jorge e funcionário da Sanepar foram mortos por volta de meia noite desta sexta-feira.

" O Jorge era uma pessoa maravilhosa, amigo de todos. Era uma pessoa que dedicou a vida a combater a miséria ambiental e a miséria social "

Os policiais militares e civis foram os primeiros a chegar à casa. Os corpos estavam com as mãos amarradas e marcas de tiros na nuca e nos olhos. Roupas, objetos e documentos estavam espalhados pela casa.

A polícia suspeita de roubo seguido de morte, mas não descarta a hipótese de execução.

Os amigos dos ambientalistas estão inconformados com a morte brutal.

Jorge Grando era um defensor do meio ambiente. Ele fundou uma associação para proteção das nascentes do Rio Iguaçu e de outros mananciais de Piraquara, município que fornece água para Curitiba e boa parte da Região Metropolitana.

- O Jorge era uma pessoa maravilhosa, amigo de todos. Todo mundo gostava dele. Era uma pessoa que dedicou a vida a combater a miséria ambiental e a miséria social - diz Haroldo de Paula, amigo da vítima.

- Tudo o que eu aprendi na questão ambiental, preservação, principalmente na valorização do ser humano foi através do Jorge. A gente está perplexo. É uma perda irreparável - disse Irineu Nogueira, amigo.

A polícia fez a perícia do local por volta das 10h e ainda não possui indícios sobre quem teria cometido os crimes.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/04/23/ambientalistas-sao-mortos-em-chacina-com-cinco-vitimas-no-parana-924304485.asp#ixzz1KNjHBP8y
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

The Canadian Press - ONLINE EDITION

Gunmen kill environmental activist, 4 others in southern Brazil; police seek 2 suspects
By: The Associated Press

Posted: 04/23/2011 3:42 PM |

SAO PAULO - Police in Brazil say gunmen have killed an environmental activist, his brother and three friends.

The bodies of Jorge Grando, the former head of the environmental protection agency for the city of Pinhais in southern Brazil, and the four others were found inside a house. Their hands were tied behind their backs and each had several bullet wounds in their heads.

Police are seeking two suspects in the "execution-style" killings that took place late Friday.

Authorites said Saturday that while nothing appears to have been stolen, police believe the killings may have been the work of thieves, or perhaps may have been an act of vengeance or a settling of accounts.

http://www.winnipegfreepress.com/world/breakingnews/gunmen-kill-environmental-activist-4-others-in-southern-brazil-police-seek-2-suspects-120544434.html

Enviado por : lidia lidia
www.amarnatureza.org.br

"Quantas vezes a simples visão de meios para fazer o mal faz com que o mal seja feito! William Shakespeare

ENVIADO PELA COLABORADORA PROFª AMYRA EL KHALILI - ALIANÇA BECE RECOS






BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. OS IRMÃOS GRANDO ERAM PESSOAS DO BEM, ILUMINADAS!!!FOI UMA GRANDE PERDA PARA TODOS NOS!!!

    ResponderExcluir
  2. não conhecia nem uma das vitimas, mas isso não se faz pois eram seres humanos filhos deus e que lutava pela natureza...

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br