Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de abril de 2011

RIBEIRÃO PRETO (SP) CORRE RISCO DE ABASTECIMENTO COM AQUÍFERO GUARANI 40 M ABAIXO DO NÍVEL



27/4/2011 
Aquífero Guarani está 40 metros mais abaixo

O Aquífero Guarani é um enorme reservatório de águas subterrâneas, de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, que se estende pelos territórios de Brasil (840 mil quilômetros quadrados), Uruguai (58,5 mil), Argentina (355 mil) e Paraguai (58,5 mil). Somadas, as áreas equivalem ao território de Inglaterra, França e Espanha. - No total, o manancial dispõe de um volume aproveitável de água da ordem de 40 quilômetros cúbicos ao ano.

O número é 30 vezes superior à demanda por água da população na área de ocorrência, estimada em 15 milhões de habitantes. O caso de Ribeirão, porém, é especial. A cidade é um dos raros pontos onde o aguífero aflora, chegando a formar lagoas. 

Por conta disso, a região torna-se estratégica para a recarga do manancial. Entretanto, o nível do aquífero está 40 metros abaixo das primeiras medições realizadas na cidade, o que pode colocar em risco o abastecimento de Ribeirão, que tem 100% de sua água retirada do manancial.

"Se os problemas com o Aqüífero Guarani permanecerem, acabaremos tendo que captar água do Rio Pardo, o que seria muito caro e iria gerar problemas de estrutura, além de uma queda natural na qualidade da água", avalia Darvin José Alves, ex-superintendente do Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp). Fonte: SITE TRATAMENTO DE ÁGUA








BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br