Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de abril de 2011

SEMANA DA TERRA 2011 - DE 17 A 23 DE ABRIL: "DICAS IMPORTANTES SOBRE ALIMENTOS E CONSUMO CONSCIENTE"







No próximo dia 22 de abril, comemora-se o Dia Internacional da Terra. Apesar de palavras como sustentabilidade, ecologia e aquecimento global estarem no auge da moda, é sempre bom lembrar que há ainda muito por fazer para mudar o cenário nebuloso descrito pelos ambientalistas. Acredito que todos nós podemos mudar nossas atitudes, pois somos todos consumidores e potenciais poluidores. Para você pensar um pouquinho sobre o assunto, selecionamos aqui algumas dicas importantes, relacionadas aos alimentos, para que que você seja um consumidor cada vez mais consciente.
Compre alimentos produzidos e plantados localmente
Muitos fabricantes enviam legumes, hortaliças e produtos industrializados por milhares de quilômetros até chegar ao seu supermercado local. Comprar de produtores locais economiza combustível e ajuda a economia local.
Compre alimentos frescos ao invés de congelados
Além do benefício inegável para a saúde, os alimentos congelados consomem até 10 vezes mais energia até chegarem em sua casa, pois desde o transporte até o armazenamento, eles devem ser mantidos a baixas temperaturas, e isso consome muita energia.
Reduza o uso de sacos plásticos em suas compras de supermercado
Muitas pessoas se perguntam: mas por que reduzir o uso de sacos plásticos de supermercado? Afinal, eu utilizo os sacos para colocar meu lixo! Mas muitos esquecem que nós, muitas vezes, ficamos com excesso de sacos plásticos em casa. Sacos que não precisariam ser produzidos se você não os consumisse. Existem 2 momentos em que usamos sacos plásticos: para selecionar as frutas e vegetais que compramos e no momento de empacotar as compras para levá-las para casa. Alguns supermercados possuem balanças para pesar frutas e vegetais diretamente no caixa. Aproveite e coloque os alimentos sem o uso de sacos plásticos no seu carrinho. Para fazer melhor ainda: faça ou compre sacolas de tecido para fazer suas compras de supermercado. Você pode deixá-las no seu carro para sempre tê-las à mão na hora de fazer suas compras. Eu tenho 4 sacolas de tamanho médio e uso-as todas as semanas para as minhas compras.
Compre alimentos orgânicos 
O solo orgânico captura e mantém dióxido de carbono em níveis muito mais elevados do que solos de fazendas que trabalham com pesticidas. Se todo o milho e soja plantados fossem orgânicos, nós conseguiríamos retirar 362 bilhões de quilos de dióxido de carbono da atmosfera!
Compre carne somente de produtores certificados
Uma grande parte da floresta amazônica está sendo destruída para a criação ilegal de gado. Verifique no rótulo do produto a procedência e o certificado do produtor. É bom para a sua saúde e para o ambiente.
Recicle, recicle, recicle
Você pode economizar até 1.500 kg de dióxido de carbono ao reciclar metade do lixo que você gera. Separe o lixo seco do lixo orgânico. Antes de descartar embalagens de leite, margarina e outros produtos, lave-as para retirar todo os resíduos de alimentos.
Não jogue óleo de cozinha no ralo da pia!!!
O óleo de cozinha é um dos alimentos mais nocivos ao meio ambiente. Apenas 1 litro de óleo de cozinha pode poluir 1 milhão de litros de água, o que equivale ao consumo de um ser humano por 14 anos. Sem contar que ele acaba chegando ao oceano e, em contato com a água do mar, libera gás metano (21 vezes mais agressivo que o carbono), um dos grandes vilões do aquecimento global. Como reciclar: coloque o óleo usado em
garrafas PET bem vedadas e entregue-as a uma das organizações especializadas neste tipo de reciclagem:
  • Supermercados Pão de Açúcar (possuem postos de coleta seletiva)
  • Postos de coleta em Porto Alegre-RS – DMLU
  • As Agências da SABESP (estado de SP) fazem coletas de óleo usado
  • Postos de coleta em outros estados: veja em CEMPRE, acessando a pesquisa de busca geral
Fontes:
Luciane é graduada em Letras e pós-graduada em Marketing. Sócia da Mercage Design & Comunicação, atua nas áreas de design e comunicação digital. Depois de consultar diversos médicos, descobriu sua intolerância à lactose. Sua paixão pela culinária a levou a criar e adaptar receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007, após ampla pesquisa sobre o tema, Luciane criou o Semlactose.com e, desde então, atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área. Luciane reside em Brasília, DF.

Luciane Baldo
Editora
luciane@se
Se você tem outras dicas importantes que podem ajudar a preservar o nosso planeta Terra, não perca tempo...envie para nosso Blog e publicaremos com satisfação! Vamos fazer a nossa parte !!!

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br