Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de junho de 2011

A HISTÓRIA DA TRUTA NO BRASIL - 60 ANOS DE TRABALHO E PERSEVERANÇA


Estação Experimental de Salmonicultura de Campos do Jordão

60 anos da TRUTA NO BRASIL

Por: Yara Aiko Tabata, Ph.D.
Estação Experimental de Salmonicultura, APTA-SAA, yara@apta.sp.gov.br
Marcos Guilherme Rigolino, M.Sc
Estação Experimental de Salmonicultura,


Os primeiros passos...

Em maio passado a truta completou 60 anos de Brasil. Relatos históricos sobre os trabalhos pioneiros que culminaram com a sua introdução em nosso país estão reunidos em uma coletânea de artigos escritos pelo próprio responsável pela introdução, o médico veterinário Ascânio de Faria (Faria, A., 1953), além de outros artigos, alguns deles publicados aqui na Panorama da AQÜICULTURA, nas edições no 51 (Alves, J., 1999) e no 69 (Porto-Foresti et al., 2002a). 

Mais recentemente, no site do Instituto de Pesca (www.pesca.sp.gov.br), também foi divulgado um artigo sobre os 60 anos da trajetória da truta no Brasil, redigido pelo pesquisador aposentado Hélio Ladislau Stempniewski, do Instituto de Pesca, reunindo detalhes históricos inéditos que somente podem ser descritos por quem vivenciou a própria história.

Essas publicações, em especial aquelas que descrevem os estudos que antecederam as primeiras importações de ovos realizadas pelo Ministério de Agricultura, mostram que o objetivo principal dessa introdução era promover o peixamento dos rios localizados nas regiões serranas e, através da pesca, oferecer uma alternativa de alimento de boa qualidade às populações ribeirinhas.  CLIQUE E LEIA MAIS


PESCANDO UMA BELA TRUTA ARCO-ÍRIS

Grande exemplar de Truta Arco-Íris macho capturada no programa Tarobá Pesca.




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br