Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de junho de 2011

SOS RIO MEARIM NO MUNICÍPIO DE BARRA DO CORDA (MA)


Rio Mearim, em Barra do Corda (MA)

PCH no Rio Mearim em Barra do Corda/MA



"Empresa ECBrasil- Energias complementares do Brasil  Geração de
Energia Eletrica S/A  (cnpj: 09.663.142/0001-03) solicitou a SEMA/MA a
Licença previa -LP e Licença de Instalação -LI para atividade de
geração de energia Eletrica (PCH Rocha de Baixo) localizada no Rio
Mearim, Zona rural  do municipio de Barra do Corda/MA.  

Segundo a empresa a pequena central hidreletrica se enquadra na resolução CONAMA N. 237/97 , que dispõem sobre o licenciamento ambiental desta atividade."

A região que ja vem sofrendo vários impactos socioambientais,
principalmente no que diz respeito aos recursos hidricos, agora vê a
perspectiva de construção destes emprrendimentos sem nehum retorno
para municipio, nem acompanhamento do orgão ambiental, discussão
popular "ao largo". 

Justificam isto a partir da simplicidade do empreendimento e do baixo impacto.Já ficou comprovado em outros casos e/ou rios de outros estados que  as chamadas "PCH´s"  trazem consigo varios problemas, imaginem isso 
numa fragil 
bacia que sofre com a falta de politicas relativas a sua revitalização como a bacia do Meriam que tem importância estrategica para o MA.
 
Edmilson Pinheiro
São Luís/MA/Brasil

www.forumcarajas.org.br

http://territorioslivresdobaixoparnaiba.blogspot.com/

http://reentrancias-ma.blogspot.com/

FONASC-CBH - Escritório: 
CLN 107 bloco D sala 211 CEP 70743-540 - Brasília - DF
Fones: (61) 32027448 - (61) 99996191  
 CADASRTRE-SE.NO FONASC 
www.fonasc-cbh.org.br

A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA BACIA DO RIO MEARIM PARA O MARANHÃO




Bacia do Mearim

CARACTERÍSTICAS
Área aproximada em km²: 94.710
Estados Abrangidos: Maranhão.
Principais Rios: Mearim, Pindaré, Grajaú, Das Flores e Corda.
Rios Considerados: Mearim e Grajaú.
Características Gerais do Transporte na Bacia:
Pequenas embarcações de madeira autopropulsadas, com capacidade de carga variando de 2,0 a 10,0 toneladas.
OUTRAS CONSIDERAÇÕES
O rio Mearim tem suas nascentes nas encostas setentrionais da Serra da Menina, em altitudes de 400 a 500 m aproximadamente, e numa latitude de 06º 59' S, com curso total de aproximadamente 930 km, sendo navegável somente em parte do alto Mearim e nos trechos médio e baixo do rio, compreendido entre a sua foz na Baia de São Marcos e a cidade de Barra do Corda no km 645.
A navegação no Mearim, atualmente, é praticada por embarcações de madeira, autopropelidas (lanchas), com capacidade de carga variando entre 4 e 10 toneladas, no transporte de carga geral (arroz, milho, feijão, babaçu, farinha de mandioca, pescado, gêneros diversos, etc.) e passageiros entre os diversos povoados e cidades existentes ao longo da via.
Por suas características físicas, o rio Mearim está dividido em três trechos principais:
Alto Mearim - compreende o trecho entre as cabeceiras e a barra do rio das Flores, e a extensão do trecho é de aproximadamente 400 km. O desnível total do trecho é de cerca de 400 m, sendo a declividade bastante variável devido ao elevado número de corredeiras, que em muitos casos obstruem o leito. A declividade média do trecho é de aproximadamente 1,0 m / km. A largura média é de 40 m, que se reduz à medida que se sobe o rio. Apresenta grande sinuosidade e profundidade média nos estirões de 1,50 a 2,00 m. A profundidade mínima no trecho situa-se em torno de 1,00 m.
Médio Mearim - compreende o trecho entre a barra do rio das Flores e o Seco das Almas, com extensão de aproximadamente 180 km. O desnível total é de cerca de 20 metros, sendo a declividade média de aproximadamente de 11 cm/km. A largura situa-se entre 50 e 100 metros. Neste trecho encontram-se diversos alargamentos do rio onde os depósitos aluvionais tornam muito difícil a navegação, com profundidades da ordem de 0,80 metros em águas baixas.
Baixo Mearim - compreende o trecho entre o Seco das Almas e a foz na baía de São Marcos. A sua extensão é de aproximadamente 170 km. O desnível total é de cerca de 12 m, e declividade média, aproximada de 7 cm/km, apresentando características de um rio de baixada, com grandes meandros. O curso d'água é lento e as profundidades constantes, com a mínima em torno de 1,50 m, localizadas nos trechos de depósitos de aluvião denominados "secos" e em algumas corredeiras, que se constituem no principal obstáculo à navegação.
O rio Grajaú, afluente do rio Mearim pela margem esquerda, tem bacia hidrográfica com área de aproximadamente 21.830 km². Tem um curso total de aproximadamente 770 km, sendo atualmente navegado por pequenas embarcações no trecho entre o povoado Mandail e sua barra no rio Mearim, numa extensão de aproximadamente 330 km. Fonte: Ministério dos Transportes




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. o podemos fazer para muda, particulamente estou fazendo um projeto, fazendo pesquisa para que as afluentes do rio mearim seja comcevadas e tratada com maior respeito e responsabilidade.
    Antonio luis de moraes
    luizim.slg10@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br