Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de julho de 2011

A IMPORTÂNCIA DO CERRADO NOS RECURSOS HÍDRICOS DO BRASIL

Câmara técnica discute qualidade da água e 
bacias do Cerrado
Clique para ver todas as fotos de Câmara técnica discute qualidade da água e bacias do Cerrado
15/07/2011 
Uma agenda intensa para os integrantes da Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CTCT/CNRH). 
O 77º encontro do grupo fez parte das atividades programadas para a 63ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.
 A eleição da presidência, a participação de convidados especiais e a discussão sobre a importância das bacias hidrográficas do Cerrado foram incluídos na pauta de trabalho desta quinta-feira (14) durante todo o dia na Biblioteca Central do campus II da universidade.

Os membros da CTCT aprovaram, por unanimidade, a reeleição do engenheiro e doutor em meio ambiente e desenvolvimento Sanderson Leitão, que ficará na condução da câmara por mais um ano, podendo ser reconduzido por igual período. Para o especialista, que é coordenador de Recursos Hídricos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), trata-se do reconhecimento do esforço empreendido e mais uma oportunidade para que "o grupo possa contribuir para a melhora das questões ligadas a C,T&I em recursos hídricos, bem como da gestão e da qualidade da água no país".

O assunto esteve dentro da temática da reunião da SBPC deste ano: “Cerrado: Água, Alimento e Energia”. Para Leitão, uma discussão que merece atenção especial. “O Cerrado é importantíssimo quando se fala da questão dos recursos hídricos no Brasil. É nesse bioma que nascem sete das 12 regiões hidrográficas brasileiras. Além disso, no Cerrado, existem atividades antrópicas (humanas) intensas, como a sua ocupação acelerada e a atividade agropecuária intensa”, comentou.

Sanderson Leitão lembrou que dois rios de grande relevância para o desenvolvimento e a integração do País, Araguaia e Tocantins, estão totalmente inseridos nesse bioma e que grande parte das nascentes do Araguaia está comprometida com o assoreamento, devido à erosão.

Participação 

As características do bioma Cerrado e a sua relevância foram destacadas na apresentação de representantes da Agência Nacional de Águas (ANA) durante o encontro da CTCT. Participaram, ainda, o vice-presidente da SBPC, Ennio Candotti, e o superintendente de Recursos Hídricos na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de Goiás, Augusto Almeida Netto, e o professor Ciro Ribeiro, pesquisador da Universidade Federal do Paraná.

De acordo com Leitão, tanto a SBPC quanto o governo goiano se colocaram à disposição para apoiar as atividades da câmara. A ideia é criar um grupo similar à CTCT em Goiás e abrir um espaço maior para o debate sobre recursos hídricos na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Uma delegação do governo alemão e representantes de três das suas universidades estiveram na Feira de Ciência e Tecnologia da SBPC, a Expotec. A Universidade de Leipzig, em grande parte voltada para área ambiental, mostrou interesse em realizar um workshop Brasil-Alemanha, com a participação de especialistas e pesquisadores, para tratar sobre diversas questões ligadas à área de recursos hídricos, em especial, sobre micropoluentes, orgânicos, inorgânicos e biológicos emergentes.

“Esses micropoluentes podem estar causando câncer nas pessoas e ainda não temos tratamento adequado no Brasil para retirá-los da água”, ressaltou o presidente da CTCT, acrescentando que a problemática é o foco de grupo de trabalho da câmara, que desenvolve uma proposta de moção a ser apresentada ao CNRH, com o objetivo de normatizar o assunto no país.

Para Sanderson Leitão, é necessário perceber a importância estratégica da água, cada vez mais escassa e geradora de conflitos e guerras em vários países. “O Brasil precisa acordar para a questão. Na região amazônica, por exemplo, está concentrada 70% da água no Brasil, mas há falta conhecimento científico sobre os recursos hídricos superficiais e, em especial, sobre as subterrâneas”, afirmou.

Sobre a câmara técnica

A Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CTCT/CNRH) é composta por 17 membros, entre representantes de ministérios, do setor industrial, prestadores de serviço público de abastecimento de água e de organizações técnicas, de ensino e pesquisa.

O grupo propõe e analisa mecanismos de fomento e estímulo ao desenvolvimento científico e tecnológico em matérias ligadas a recursos hídricos. Também sugere diretrizes para capacitação técnica, ações, estudos e pesquisas para a melhoria da gestão, de tecnologia, equipamentos e métodos, entre outras competências.Fonte: Portal do MC&T

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br