Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de julho de 2011

PROCURADORIA DA REPUBLICA E MPE DE MINAS GERAIS ENTRAM COM AÇÕES CONTRA LICENÇAS AMBIENTAIS NO ESTADO


Promotor entra com ação contra licenças ambientais

16 de julho de 2011 
Marcelo Portela - O Estado de S.Paulo
A Procuradoria da República em Minas e o Ministério Público Estadual entraram com ação conjunta na Justiça Federal para impedir o Estado de conceder licenciamento ambiental em áreas de sítios espeleológicos sem análise do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A autonomia para que órgãos ambientais estaduais concedam as licenças sem análise do Ibama e do ICMBio foi dada pelo governo federal, durante o mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Ministério Público Federal já entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adi) contra o decreto no Supremo Tribunal Federal (STF).
Como Minas Gerais tem 2.248 sítios espeleológicos catalogados, o que corresponde a cerca de um terço do total no País, os procuradores e promotores querem que a Justiça impeça qualquer novo licenciamento para empreendimentos "que tenham potencial de causar impacto" antes de o STF julgar a Adi.
"A legislação ambiental vem sendo revogada sem qualquer discussão técnica ou pública, somente para atender a interesses econômicos de grandes empreendedores", afirmou a procuradora Mirian Moreira Lima. O secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Minas, Augusto Henrique Lio Horta, afirma que, desde a resolução, o Estado consultou o Ibama sobre a necessidade de anuência nos licenciamentos. 
Fonte: Jornal O Estado de SP



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br