Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de agosto de 2011

PESCADORES DO ALTO SÃO FRANCISCO QUESTIONAM A ANA SOBRE A ELIMINAÇÃO DE 7.5 KM DO RIO

A morte anunciada do Velho Chico - Nãoabandonevelhoamigo


7,5 km do São Francisco são eliminados

Por Saulo de Castro, Presidente da AAPA - Associação dos Pescadores Ambientalistas do Alto São Francisco - Lagoa da Prata MG

Boa noite, caro Leonardo.

Já se passaram seis meses e meu e.mail não foi devidamente, como prometido abaixo, respondido. Recentemente, estive na Volta Grande acompanhando alguns jornalistas e pude observar que, na última cheia 10/11 do São Francisco, uma enorme área de barranco no local do desvio veio abaixo com a força das águas.

Se observar por fotos de 2009 e fotos de agora do local, verá o tamanho do estrago. E posso lhe afirmar que não vai parar poraí. Se o argumento da ANA de que tapar esse buraco causará mais dano ambiental do que o que está sendo causado com esses desbarranqueamentos anuais for o certo, então não sei se precisamos nos preocupar com preservação ambiental. É só deixar como está que tudo se ageitará. Agora, não venham multar ribeirinhos por construir acessos ao rio dizendo que isto o está assoreando. Tenham a paciência.

Autorizam uma açucareira a enfiar enormes bombas de sucção para retirada contínua de água, sem qualquer critério ou fiscalização, preocupados somente em receber as taxas de outorgas - nosso município não vê um centavo dessas taxas - e multam ribeirinhos por jogar um pouco de terra no leito do rio. "Que país é esse?" Continuo aguardando a visita de técnicos, fiscais, engenheiros ou seja lá o que for da ANA para vir até nossa querida Lagoa da Prata e ver o que está acontecendo.

Noutro e.mail você me disse que fiscalizações no Alto São Francisco estavam agendadas para o ano de 2010. Até agora nem rastros das 4x4 da ANA passaram por aquí. Acredito que ainda se possa salvar a Volta Grande e devolver ao Velho Chico 7,5km. Não é possível que com toda tecnologia existente não consigamos fazer isso. Estão transpondo o rio através de milhares de km de canais, e não conseguem tapar um buraco de 300mts? Se tivéssemos condições técnicas para fazê-lo já o teríamos feito nós mesmos, com ou sem autorização. Pois é uma vergonha, um absurdo e um descaso total por parte de todos os órgãos responsáveis por permitir que tal situação continue.

Att:

Saulo de Castro
Presidente da AAPA - Associação dos Pescadores Ambientalistas do Alto São Francisco
37-8838-8817 - Lagoa da Prata MG


From: gefis@ana.gov.br
To: saulodecastro@msn.com
Date: Wed, 9 Mar 2011 19:01:01 -0300
Subject: RES: RES: 7,5 km do São Francisco Eliminados

Prezado Sr. Saulo,

Suas considerações serão avaliadas aqui na ANA e o presente e-mail será devidamente respondido.

Cordialmente,

Leonardo Peres Araujo Piau

Especialista em Recursos Hídricos

Gerência de Fiscalização de Uso de Recursos Hídricos

Superintendência de Fiscalização

Tel: (61)2109-5247 / (61)2109-5231

E-mail: leoperes@ana.gov.br

De: Saulo de Castro [mailto:saulodecastro@msn.com]
Enviada em: segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011 17:23
Para: Gerência de Fiscalização
Assunto: RE: RES: 7,5 km do São Francisco Eliminados

Caro Leonardo, Boa tarde.

Primeiramente gostaria de agradecer pelo envio do estudo realizado pela ANA relativo a VOLTA GRANDE. Contudo, venho manifestar, mais uma vez, minha posição contrária ao INDEFERIMENTO DA OUTORGA pela ANA, haja vista que, como o próprio estudo diz, caso o rio retorne a seu leito original, "PODERÁ" ocorrer alterações mais danosas do que as já ocorridas com a manutenção do canal. Como assim? então quer dizer que os danos já causados não foram danosos o bastante para que se busque alternativas?

O estudo ainda diz que medidas de mitigação deveriam ser tomadas no sentido de evitar mais erosão e aumento do problema, tais como: a revitalização da Lagoa da Ilha e revitalização das matas ciliares no entorno da VOLTA GRANDE. Quero lembrá-los que nada disso foi feito. Sequer um pé de ASSAPEIXE foi plantado. A lagoa da ilha continua sendo drenada livremente para o rio e toda a área da VOLTA GRANDE serve como pastagem para gado. Parece que tudo foi empurrado para debaixo do pano e vai ficar assim mesmo.

Talvez, quando não houver mais calha do rio para escoar suas águas devido ao assoreamento que se encontra em um nível elevadíssimo, a ANA resolva reavaliar sua posição. No mais, agradeço novamente pela atenção que me tem sido dispensada e torço para que possamos encontrar uma solução que venha de encontro aos anseios de todas as partes, principalmente a parte que toca ao SÃO FRANCISCO.

Atenciosamente,

Saulo de castro
Presidente da AAPA/Lagoa da Prata - MG


From: gefis@ana.gov.br
To: saulodecastro@msn.com
Date: Tue, 30 Nov 2010 11:42:07 -0200
Subject: RES: 7,5 km do São Francisco Eliminados

Prezado Sr. Saulo,

A ANA fez um estudo técnico, baseada em dados científicos, para a tomada de decisão da não retomada do trecho denominado Volta Grande.

Se o Sr. tiver interesse em conhecer o assunto, existe um processo administrativo da ANA que trata sobre o tema, de nº 02501.001570/2004-33.

Como a ANA é um órgão público, o Sr. pode solicitar cópia do processo. Para tanto, favor entrar em contato com o Sr. Maurício Andres, da Secretaria Geral desta Agência, para verificação dos procedimentos para envio da documentação, no e-mail: mauricio.andres@ana.gov.br .

Atenciosamente,

Leonardo Peres Araujo Piau

Especialista em Recursos Hídricos

Gerente de Fiscalização

Superintendência de Outorga e Fiscalização - SOF

Agência Nacional de Águas - ANA

Tel: (61) 2109-5247 / FAX: (61) 2109-5231

E-mail: leoperes@ana.gov.br

De: Saulo de Castro [mailto:saulodecastro@msn.com]
Enviada em: sábado, 27 de novembro de 2010 19:03

Assunto: 7,5 km do São Francisco Eliminados

Caros amigos,

Como vocês já sabem, o trecho do rio São Francisco no local conhecido como Volta Grande, que teve seu curso desviado pela Empresa CIAOM matando cerca de 7,5 km do rio, pelo andar da carruagem, será deixado como está. tudo isso porque a ANA (Agência Nacional de Águas) acha que se o rio voltar a correr em seu leito ORIGINAL, poderá contaminar suas águas deviado ao carreamento dos sedimentos que no antigo leito estão depositados, e vejam bem que, esses resíduos foram deixados alí pelo próprio São Francisco.

Precisamos lembrar aos competentíssimos técnicos da ANA que, todos os anos durante o período das cheias o São Francisco já faz esse trabalho de carreamento desses sedimentos, uma vez que, corre normalmente pelo seu leito antigo e tudo que está no caminho é levado pela força das águas. Precisamos lembrar também que, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) já deu seu parecer e não concorda com a atitude da ANA. O laudo do IBAMA é favorável ao retorno do rio ao seu leito original.

É preciso lembrar também que, a ANA chegou a esse entendimento sem sequer vir até o local verificar "in loco" a real situação do rio e mesmo assim levantou essa possibilidade de contaminação das águas do rio. O que acontece é o seguinte: como a ANA não autoriza o retorno do rio para seu leito original o Ministério Público não tem como obrigar os responsáveis a cumprir o TAC que foi assinado o qual diz que eles tem que tapar o buraco que abriram.

Quero chamar a atenção de todos para que possamos nos unir e pressionar a TODA PODEROSA ANA a rever sua posição e dessa vez enviar uma equipe de técnicos responsáveis e imparciais para reavaliar como está o nosso VELHO CHICO. A continuar como está, posso afirmar que o futuro que aguarda o São Francisco é muito tenebroso. Basta lembrar o que aconteceu com o rio Taquarí no Pantanal, que de tanto assoreamento, não tendo mais calha para escoar suas águas, simplesmente se espalhou por todas as direções. Caso isso aconteça, e há uma grande chance de que isso aconteça, não precisaremos mais nos preocupar em recuperar as mais de 60 lagoas marginais que foram ignorantemente drenadas para virar cana de açucar e agora pasto, pois o Velho Chico fará isso por nós, teremos um verdadeiro Pantanal bem pertinho de Lagoa da Prata.

A represa de Três Marias não passará de um Monumento a irresponsabilidade de pessoas que ocupam cargos a frente de orgãos ambientais simplesmente para acumular RIQUESAS e STATUS. Vamos começar nossa luta e pressionar ao máximo que pudermos a ANA para que o Velho Chico tenha, pelo menos, mais uma chance de ter de volta seus 7,5 KILÔMETROS.

O São Francisco agradece.

Atenciosamente,

Saulo de Castro
Presidente da AAPA - Associação Ambientalista dos Pescadores Amadores de Lagoa da Prata
Tele: 37-8838-8817


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br