Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de agosto de 2011

Rio Verruga entre os mais poluídos do Brasil - BA

Verruga: o único rio de Vitória da Conquista, BA


A fundação SOS Mata Atlântica revelou que todos os 69 rios e lagos analisados estão poluídos. A qualidade da água é péssima em 4% das amostras, ruim em 28% e regular em 68%, dentre eles o Verruga, o único rio de Vitória da Conquista.

Essas avaliações têm por objetivo checar a qualidade da água dos rios, córregos, lagos e outros corpos d’água nas cidades por onde passa o projeto e, desta forma, alertar a população sobre a real situação do local onde vive.

Entre os 43 corpos d’água monitorados, 70% ficaram dentro do nível REGULAR, 25% dentro do nível RUIM e 5% dentro do nível PÉSSIMO.

As análises que tiveram o melhor resultado foram as do Rio Doce, em Linhares (ES), e a da Lagoa Maracajá, localizada na cidade de Lagoa dos Gatos (PE), ambas com 34 pontos, classificadas no nível REGULAR.

Por outro lado, as análises mais baixas vieram do Rio Verruga, em Vitória da Conquista (BA), resultante em apenas 17 pontos; e a do Lago do Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, resultante em 19 pontos, ambas classificadas no nível PÉSSIMO.

Nenhum dos pontos de coleta de água destes 43 corpos d’água pode ser classificado com índices bons ou ótimos, o que aponta a grande necessidade de ações de mobilização da sociedade para melhoria da qualidade da água em todos os estados.

Publicado em Politica Conquistense
http://www.blogdoanderson.com/v2/?p=32046

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

3 comentários:

  1. A OSCIP-Instituto água viva entra com REPRESENTAÇÃO no M P, para que seja intimado prefeito a assinar TAC, Termo de Ajustamento de Conduta, se comprometendo em implantar o Plano Municipal de Saneamento Básico, na cidade de Itororó,Ba.
    Há 10 meses, é esperado a atitude do prefeito nesse sentido e nada.
    Então fui obrigado a acioná-lo por meio do MP, pois algo tão importante como o PMSB, tem que ser implantado em minha cidadezinha, ajudando a salvar no Rio Colônia.
    Prefeito não está acima da lei não.
    Instituto água viva também está com programa ecológico na radio Itororó FM. das 08 às 09.

    Conscientização ambiental e prestação de serviço, onde cidadão tenha voz e, vez.
    Eu quero, eu posso, não só por que sou advogado ambientalista não basta ter consciência da importância do que se faz e vontade.

    Florisvaldo Lopes Gonçalves
    Advogado OAB/SP:120,,,,,
    Presidente da OSCIP-Instituto água viva do saber
    Entidade ambientalista do Rio Colônia, Itororó,Ba.
    Fone: 073-8101.1596
    E mail:flgadvlopes44@yahoo.com.br
    www.iaguaviva.com.br

    ResponderExcluir
  2. Prefeito de Itororó será intimado por promotora a assinar (TAC), termo de ajustamento de conduta, a implantar o Plano Municipal de Aneamento Básico, sob pena de sofrer pesas multas e responder a ação civil pública, por causar tamanho prejuízo à cidade de Itororó, por não querer implantar o PMSB.
    Sim por que esse PMSB é tão importante e vantajoso para a saúde do povo e do meio ambiente, que ao não ser implantado causará tamanho prejuizo a toda a cidade.

    Florisvaldo l.Gonçalves
    Adv. OAB/SP: 120,,,,,,
    Presidente da OSCIP-Instituto água viva, entidade ambientalista do Rio Colônia, Itororó, Ba
    flgadvlopes44@yahoo.com.br
    fone: 073-8101.1596
    www.iaguaviva.com.br

    ResponderExcluir
  3. Florisvaldo Lopes Gonçalves02 dezembro, 2011 15:33

    Dias atrás várias pessoas me procuraram para reclamar do desmatamento que estava ocorrendo nas margens do Rio Colônia, ao lado do abrigo dos idosos. Centro de Itororó;
    Uma área de Preservação permanente, APP, de: 3.500,00,m2, foi doada pelo prefeito Adroaldo Almeida e aprovada pela câmara municipal, a beneficiária foi uma associação religiosa, urbana, toda arborizada, a unica área verde da cidade, seria de um grupo religioso em detrimento de toda uma população;
    Então a OSCIP, ingressou com uma: Ação Civil Pública Ambiental, com base nos artigos: 5º da CF; 5º da lei,7.347/85; 129, par.1º da CF; e art.82 do Código de Defesa do Consumidor;
    Consegui liminar,ontem os réus: Prefeito, câmara e associação, devem ter recebido as citações, devem contestar e nós falaremos, ai Juiz dará a sentença, tenho esperança e confiança, que anularemos essa doação ilegal, com cunho eleitoreiro, segundo se comenta cidade de Itororó-BA.
    Temos a vantagem de sermos presidente da OSCIP e também advogado, não precisei pagar honorários, isso ajuda.


    Florisvaldo L Gonçalves
    Adv. OAB/SP: 120,,,,,,
    Presidente da OSCIP-Instituto água viva, entidade ambientalista do Rio Colônia, Itororó, Ba
    flgadvlopes44@yahoo.com.br
    fone: 073-8101.1596--9972-0094.

    Quanto a implantação do PMSB,Lei: 11.445/07, dia: 05-12-2011, teremos a terceira reunião com MP, vamos ver prefeito fará seu dever que é implantar esse plano tão importante para nosso povo, e nosso Rio Colônia, aguardemos as novidades.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br