Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de agosto de 2011

SOS RIBEIRINHOS DO VALE DA RIBEIRA

Campanha de Solidariedade com o Vale do Ribeira
[04/08/2011 12:35]

No começo desta semana, uma grande enchente assolou o Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, divisa com o Paraná. Populações de vários municípios perderam roças, hortas, quintais, animais domésticos e tiveram suas casas invadidas pela água. Estão precisando de alimentos não perecíveis, água, roupas, artigos de higiene pessoal, cobertores e colchões. Saiba como ajudar.

Diversas instituições estão realizando uma campanha para receber doações a serem enviadas às populações atingidas. Já existem alguns postos de arrecadação. Veja no final do texto onde estão localizados para que você possa levar suas doações. A tragédia que agora se abate sobre o Vale do Ribeira é conhecida de sua população. Mas fazia tempo que o Rio Ribeira de Iguape, que nasce no Paraná, não recebia tanta água de chuva em suas cabeceiras, como no início desta primeira semana de agosto. Foram muitos os estragos pelo caminho. Cerro Azul, Ribeira, Barra do Turvo, Iporanga, Eldorado, Sete Barras, Registro e Iguape foram os municípios mais atingidos, já que se localizam às margens do Rio Ribeira. No município de Eldorado, o mais atingido no Médio Ribeira, a água subiu mais de 13 metros.

A inundação atingiu, além dos centros urbanos, a zona rural destes municípios, onde vivem comunidades quilombolas, agricultores familiares, indígenas, caiçaras, algumas delas atingidas diretamente pela inundação e outras pelo isolamento provocado pela cheia. E lá se foram roças, hortas, quintais, animais domésticos, tanques de criação de peixes, enfim áreas de produção para subsistência, comercialização e consequente geração de renda. Na zona urbana o caos foi total. Em Eldorado, escolas, hospital, supermercados, farmácias, padarias, oficinas, enfim todo o comércio ficou debaixo d’ água.

Felizmente não houve mortes, porque a informação da enchente circulou rapidamente e as pessoas puderam salvar o que era possível. Entretanto, a inundação foi maior que se esperava. Os prejuízos ainda não foram calculados, mas certamente serão mais um impacto em uma região pobre em desenvolvimento, mas riquíssima em natureza, história e cultura. Para saber mais sobre o Vale do Ribeira, considerado pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade,
clique aqui.



Doações
De alimentos não perecíveis (exceto açúcar e sal); água; artigos de higiene; fraldas; roupas; colchões e cobertores:


Local de entrega:

Em São Paulo:
Assembleia Legislativa de SP - Av. Pedro Álvares Cabral, 201. São Paulo - SP - PABX: 3886-6122

FAU - CIDADE UNIVERSITÁRIA (USP)Rua do Lago, 876 - São Paulo.
Responsável: Beatriz Nesthlener (fone: 11 - 7402-9993)

Em Santo André:
INSTITUTO TRIÂNGULO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (fone: 11 4428-2812)Rua Gago Coutinho, 67 - Santo André.
Responsável: Aggnes Franco (fone 11 - 9231-2181)

Em Registro-SP:
14° BATALHÃO DA PM: Av Pres Castelo Branco, 2179 - Vila Ponce - Fone: (13) 3821-6488

ART SOUND: Rua Gersoni Napoli, 33, Centro, Fone: (13) 3821-4547

DEFESA CIVIL DE REGISTRO: Fone: 199

FUNSSOL - Av. H Matsusawa, Registro - Fone 013 38217889

Em Santos-SP:
POSTO DE ARRECADAÇÃO nº1 - Av. Bernardino de Campos, nº 22 - Vila Belmiro - Santos/SP

POSTO DE ARRECADAÇÃO nº 2 - Av. Alvaro Guimarães, nº 396 - Jd. Rádio Clube - Santos/SP


Fonte : Instituto Socioambiental : http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3384

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br