Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de setembro de 2011

8º FÓRUM NACIONAL DE DEFESA CIVIL - MACEIÓ (AL)


Raciel G. Junior

Fórum Nacional de Defesa Civil debate prevenção e gestão de riscos em Alagoas

Maceió (AL) – Com o tema “Integrar para prevenir: gestão local de riscos” foi aberto na noite desta quarta-feira (21/09) em Maceió, capital de Alagoas, o 8º Fórum Nacional de Defesa Civil, reunindo coordenadores municipais e estaduais de defesa civil, técnicos e gestores da área, além de membros de comunidades acadêmicas e representantes da sociedade civil.

O evento, que acontece até sexta-feira no Centro de Convenções Ruth Cardoso, tem como objetivo buscar uma comunicação mais estreita entre os estados e municípios e a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec). Também serão mostradas alternativas que deram certo melhorando o tempo de resposta e diminuindo os riscos em caso de desastres.

O secretário nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, Humberto Viana, fez a palestra de abertura do evento falando sobre “Gestão integrada, articulada e participativa da defesa civil brasileira”, alertando para a importância de se profissionalizar as defesas civis dos estados e municípios: “Não se pode permitir que recursos públicos sejam utilizados em benefício próprio quando há desastres e a população está sofrendo as conseqüências”, afirmou o secretário. 

O secretário também explicou aos presentes a organização da defesa civil no Brasil, informando que ela está estruturada em um Sistema Nacional (Sindec) e tem como órgão central a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec). “Fazem parte do Sindec os órgãos e entidades da administração pública da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, além das entidades da sociedade civil responsáveis pelas ações da Defesa Civil. A função do Sindec é planejar, articular e coordenar as ações da defesa civil em todo o território nacional,” observou ele. 
Humberto Viana falou ainda do Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC), que está sendo utilizado experimentalmente no Estado de Santa Catarina, castigado por fortes chuvas no começo do mês. O cartão também está apto para ser testado em Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Outro palestrante na solenidade de abertura do fórum foi o comandante do Corpo de Bombeiros de Alagoas e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Luiz Antônio Honorato, que se dirigiu à platéia afirmando que “é um presente estar aqui neste fórum.

Aprendam, divulguem e repassem o conhecimento, porque ele contribuirá para que cada vez menos pessoas passem por dificuldades em casos de desastres”. O fórum prossegue na manhã de hoje com mesas redondas sobre “Sistema de Monitoramento e Gerenciamento de Riscos e Desastres” e “Implementação de Conselhos Municipais de Defesa Civil (Comdecs) e Núcleos Municipais de Defesa Civil (Nudecs)".
Fonte: Site da Secretaria Nacional de Defesa Civil | Foto: Luciana Leonardo

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br