Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de setembro de 2011

ATAQUES DE PIRANHAS EM BALNEÁRIO DO PIAUÍ PREOCUPA SEMAR-PI


Piauí luta contra ataques de piranhas


Balneário no Piauí recebe 100 mil peixes para conter ataque de piranhas




Os banhistas que procuravam descanso e diversão na barragem do Bezerro – no município de José de Freitas (a 52 quilômetros de Terezina), no Piauí – sofreram ataques de piranhas nos últimos dois meses. Pelo menos cem pessoas deram entrada no hospital da cidade com mordidas no calcanhar e nos dedos dos pés.

Para controlar a superpopulação da espécie, o Ibama e o Sindpesca colocaram 100 mil de tilápias na região. As tilápias têm a função de atacar e servir de alimento das piranhas, sem que elas ataquem o ser humano. Até novembro, a barragem vai receber mais 200 mil peixes das espécies tucunaré e traíra para que a cadeia volte ao equilíbrio.

No último mês, a Semar (Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí) realizou uma pescaria de piranhas com malha de pesca, em caráter excepcional, para ajudar na redução da espécie. A ação coletou duas mil piranhas, que foram distribuídas à comunidade. Do total, 62% eram piranhas (principalmente as vermelhas, mais agressivas) e 10% eram traíra (outro peixe carnívoro). Foram pescados poucos tucunarés e pirandebas.

A superpopulação de piranhas na barragem se deve à pesca irregular de tucunarés e traíras, predadores naturais dos ovos das piranhas. “Essa ação serviu para verificar a quantidade de piranhas, promover um equilíbrio ambiental e ainda oferecer alimento à comunidade. Percebemos que estava faltando alimento para as piranhas. Os ataques eram ocasiocados pela fome”, comenta o engenheiro de pesca e analista ambiental do Ibama Antônio Reis

Outra providência que deve ser tomada pela prefeitura de José de Freitas é a instalação de uma tela de contenção para isolar área de banho com uma tela.

As piranhas são espécies que vivem em praticamente todos os rios do Brasil. “Elas penetram em lagoas marginais e em alguns reservatórios que se comunicam com o rio em épocas de chuva. As piranhas só não pulam quedas d’água com mais de 1,5 metro de altura”, esclarece o analista ambiental.

Fonte: Yahoo Noticias


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br