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29 de setembro de 2011

BEBER AGUA BARRENTA E SUJA, NUNCA MAIS...CONHEÇA O PROJETO MORINGA



Projeto Moringa - A Semente da Vida
Objetivo Geral:
Proporcionar às pessoas que habitam regiões carentes em água potável a possibilidade de purificação da água, de maneira fácil, auto-sustentável, renovável, replicável e a custo zero, utilizando sementes da moringa oleifera;

Objetivos Específicos:

  • Oferecer uma solução simples e renovável para evitar os malefícios causados pela escassez de água potável;
  • Aproveitar a vocação do solo da região;
  • Melhorar hábitos de higiene e a qualidade de vida;
  • Contribuir para reduzir os índices da mortalidade infantil;
  • Colaborar para o desenvolvimento sustentável da região.

Tecnologia Social:

  • Solucionar o problema da escassez de água potável no sertão árido – interior do Ceará e outras regiões do Brasil, ocasionado pelas secas de forma auto sustentável, renováveis e replicáveis, com relação às doenças ocasionadas pela água impura;
  • Apenas 16% dos esgotos sanitários são tratados no Brasil;
  • Dois terços da mortalidade infantil, segundo verificação do IDH da ONU, são atribuídos a doenças provocadas pela água sem tratamento sanitário
  • A diarréia mata 50.000 crianças por ano sem terem completado 1 ano;
  • O uso continuado de água impura (ingestão, preparo de alimentos e banho) ocasiona o envelhecimento precoce do adulto e o subdesenvolvimento físico e mental da criança;
  • Em todas as especialidades médicas, as doenças derivadas do consumo de água imprópria são prevalentes;
  • 75% das águas subterrâneas na região semi-árida são de qualidade inaceitável para o consumo humano;
  • Falta de informação preventiva à população que possuí alto índice de analfabetismo.
Moringa oleifera (kalamungay, drumstick tree) 

PRIMEIRA DISTRIBUIÇÃO

No Estado do Ceará, onde 26.993 km2 de seus 148.016 km2 são afetados gravemente pela desertificação do Nordeste.
1ª Etapa – 10 de abril a 27 de maio de 2.000
  • Foram distribuídos 30.000 kits (folders instrucionais + 4 sementes de moringa);
  • Foram afixados 2.000 cartazes nas agências dos Correios e em locais de afluência de pessoas;
  • Foram feitas 6.900 inserções radiofônicas de 1 minuto, dez vezes por dia, em 23 emissoras regionais;
  • As pessoas beneficiárias receberam as instruções para plantar as sementes, passo a passo de forma extremamente didática.
2ª. Etapa – 10 de junho a 27 de julho de 2.001
  • Foram afixados 2.000 cartazes nas agências dos Correios e em locais de afluência de pessoas;
  • Foram feitas 2.100 inserções radiofônicas de 1 minuto, 8 vezes no dia, em 14 emissoras regionais;
  • Foram dadas as instruções para a utilização das sementes para purificação da água e a redistribuição das quantidades excedentes pelas próprias pessoas plantadoras;
  • A motivação e a sensibilização deram-se pela mídia radiofônica, propaganda boca-a-boca e cartazes informativos.
Resultados:
  • 60% das sementes germinaram; são cerca de 72.000 árvores, beneficiando aproximadamente 100.000 pessoas (melhor qualidade de vida);
  • A iniciativa foi reconhecida pela UNESCO como tecnologia social;
  • Melhoria do nível de conscientização das pessoas, quanto à utilização desta tecnologia como instrumento de higiene e de prevenção das doenças;

SEGUNDA DISTRIBUIÇÃO

Primeiro semestre de 2003: demais municípios carentes de água potável do Ceará: 160.000 sementes para 84 localidades, seguindo o mesmo princípio estratégico da primeira distribuição (a segunda etapa será em JAN/2004). As sementes foram contadas e ensacadas pelas crianças da Sociedade Pestalozzi do Ceará.

PARCERIA

Os Correios são os grandes parceiros, responsáveis pelo encaminhamento e distribuição integral dos kits com sementes da Moringa, afixação de cartazes e pelas orientações in loco aos beneficiários, a partir da seleção dos municípios mais carentes de água potável feita pela Fundação.

Próxima Etapa:

Remessa de sementes para as escolas públicas do Ceará (11 mil) como ponto de partida para a implantação de hortas pelo Projeto Semeando para Educar
Distribuição convencional nos demais estados do Nordeste, a começar pelo Piauí

Licenciamento

A marca Moringa a Semente da Vida pertence à Fundação e está sendo licenciada com o propósito de levantar recursos para a construção de um Centro Internacional de Pesquisas, para estudar a moringa oleifera nos seguintes aspectos, dentre outros:
  • Alternativas de utilização da folhas como alimento de combate à desnutrição infantil
  • Remédios para os tratamentos de:
    • a) Malária e Icterícia a partir das folhas;
    • b) Infecções de Pele a partir das raízes;
    • c) De mulheres com sangramento pós-parto, a partir das raízes e seiva;
  • Alimentos, Proteínas, Vitaminas A e C, Cálcio e Ferro a partir de suas vagens, folhas e sementes.
  • Óleos vegetais com uso em cozimentos, fabricação de sabão, cosméticos e combustível de lamparina a partir de suas sementes.
  • Fertilizantes orgânicos a partir de suas folhas
Para tanto, a Fundação pretende firmar parcerias com Universidades locais, nacionais e/ou internacionais.
O primeiro contrato de licenciamento foi firmado em 15/ABR/2003 com a Indústria Gráfica Jandaia S/A (uma das três maiores do ramo, no Brasil). Estão sendo produzidos cadernos e agendas e diversos outros produtos do segmento de papelaria.
A empresa contratada pela Fundação para coordenar o licenciamento é a Todaba Participações Ltda., que tem o Greenpeace entre seus clientes.

Destaques:

O Projeto Moringa a Semente da Vida já foi objeto de reportagens nos programas NORDESTE RURAL, GLOBO RURAL e JORNAL NACIONAL

Projeto Moringa no Jornal Nacional






Projeto Moringa - A Semente da Vida





SAIBA MAIS:

Referências
1Eficiência da semente como coagulante em tratamento de água
2Moringa - A última resposta para água poluída
3Uma semente da vida no Ceará
4Um projeto de saúde
5Moringa Oleífera - A planta purificadora


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