Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de setembro de 2011

CAMINHADA DAS FLORES EM BARRA MANSA (RJ) E A QUESTÃO DA TRANSPOSIÇAO DO PARAÍBA


Meio ambiente: Inês vai à frente distribuindo flores aos pedestres durante a XVI ‘Caminhada das Flores’
Inês discute transposição do Paraíba em caminhada
Publicado em 25/9/2011
Diário do Vale 


RIO DE JANEIRO NÃO QUER A 2a. TRANSPOSIÇAO DO RIO PARAÍBA DO SUL



Barra Mansa


A deputada Inês Pandeló (PT) discutiu a questão da transposição do Rio Paraíba do Sul durante a "Caminhada das Flores", realizada na manhã de anteontem no Centro de Barra Mansa. O evento é organizado há 16 anos pela parlamentar e discute questões ligadas ao meio ambiente.


- A caminhada nasceu na minha campanha para prefeita, em 1996, e resolvemos mantê-la independente de ser época eleitoral ou não porque é um espaço de confraternização e conscientização. A gente sempre coloca questão de gênero e ambiental - lembrou.


A caminhada começou pouco antes das 10h e saiu de frente do Restaurante Cidadão. O grupo, de mais de 100 pessoas, percorreu as avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite distribuindo folhetos explicativos sobre o tema. 


Enquanto isso, a parlamentar distribuía mudas de plantas aos pedestres.
- Este ano continuamos tratando da segunda transposição do Rio Paraíba. Eles estão meio silenciosos sobre o assunto, que é o que mais preocupa, porque quando falam você sabe como está o quadro e da maneira que está não temos informação. 


O presidente do Ceivap (Comitê da Bacia do Rio Paraíba do Sul) agora é de São Paulo e a preocupação aumenta por estar muito quieto. Não tem informação, mas sabemos que o processo não foi arquivado e que ainda há intenção - afirmou Inês.


O Rio Paraíba do Sul abastece 184 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A transposição é uma proposta do Governo de São Paulo, na cidade de Jacareí, no Vale Paulista. Para Inês, essa intervenção representa uma grande ameaça ao abastecimento e à qualidade do Rio nos municípios situados após a cidade de Jacareí.


A presidente do PT, Maria da Penha Silva, também participou do evento.
- A caminhada foi uma ideia da Inês que ela já faz há 16 anos quando era vereadora e se candidatou a prefeita. O PT assumiu junto com ela, mas é preciso deixar claro que a caminhada é dela. Não poderíamos deixar de estar junto, mas queremos envolver a sociedade - explicou Penha.


No material distribuído, Inês lembrou de alguns projetos feitos durante sua gestão como deputada em prol do Rio, como a lei, de 2006, que criou a semana de mobilização e conscientização em defesa da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul a ser realizada em 22 de março.


Projetos na Alerj
Ela lembrou ainda de projetos, de 2008, que criaram no estado os programas Plano de Contingência para acidentes ambientais na Bacia do Rio Paraíba do Sul e de Recuperação do Rio Paraíba. Já o projeto de 2010 obriga a inserção nas faturas de água emitidas pela Cedae uma mensagem que conscientiza que a água usada no estado vem da bacia do Paraíba do Sul.


Na caminhada, que foi concluída com uma apresentação da cantora Denise de Leon, na Praça da Matriz, Inês ainda falou sobre os desmatamentos e queimadas. Ao final, avaliou o trabalho feito pela manhã.


- Foi muito boa (caminhada). Acho que deu para passar a mensagem. Conscientização é um trabalho permanente, pois cada etapa do evento são mais algumas pessoas que vão aumentar a corrente. E a Joaquim Leite, principalmente no sábado, tem um movimento de diversas cidades da região e bairros de Barra Mansa, então é um bom momento para esse tipo de trabalho - acrescentou.


A caminhada teve ainda a participação de membros da Associação Mulher e Cidadania de Barra Mansa, Academia Barramansense de História, Grebal, Associação Afro Barramanse, Promotoras Legais Populares, Associação dos Canoeiros, ONG Paz e Bem, e membros do PT de Vassouras, Resende e Angra dos Reis.
 
Acompanhe as notícias do DIÁRIO DO VALE também pelo Twitter.
Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/2,46652,Ines%20discute%20transposicao%20do%20Paraiba%20em%20caminhada.html#ixzz1Z1oOyzah



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br