Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de setembro de 2011

ESCASSEZ DE ÁGUA NO PLANETA PODE SER FACILMENTE RESOLVIDO COM BOA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HIDRICOS


O Rio Nilo, na África, um dos maiores do mundo, visto do espaço (Creatas / ThinkStock)

Segundo a publicação da revista Water Internacional desta semana, no mundo há água suficiente para atender todas as principais necessidade da humanidade, neste século.

A utilização ineficiente e a distribuição irregular do recurso natural é um problema bem maior que a escassez da água, diz o relatório, que recomenda ainda um melhor aproveitamento das águas de chuva.  


Aqui no Brasil temos exemplos bem palpáveis e que comprovam essa afirmativa dos estudos da revista. O programa  Um Milhão de Cisternas (P1MC), coordenado pela Articulação do Semi-árido (ASA), uma coalizão de mais de 750 entidades e organizações da sociedade civil de 11 estados, com apoio da Igreja Católica e Igrejas Evangélicas, no semi-árido brasileiro, tem demonstrado que existem soluções.  


Basta querer, se articular e trabalhar com muito empenho e vontade, que ninguém fica sem água.

A SUA BACIA HIDROGRAFICA  SOFRE COM PROBLEMA DE ESCASSEZ DE AGUA ? 

QUE MEDIDAS JÁ FORAM TOMADAS PARA RESOLVER O PROBLEMA?  


Prof. Jarmuth Andrade
Blog SOSRiosBr

VEJA O ARTIGO DA WATER INTERNATIONAL:


Não falta água no mundo, afirmam especialistas

Existe água suficiente no mundo para responder às necessidades alimentares, energéticas, industriais e ambientais no século XXI. A informação é baseada em números publicados na revista Water International, lançada nesta segunda-feira no XIV Congresso Mundial da Água. 


De acordo com dados da publicação, o maior desafio hídrico não é a escassez de água, mas combater a utilização ineficiente e a distribuição irregular do recurso natural que flui das principais bacias hidrográficas do mundo, como as dos rios São Francisco, no Brasil, e Nilo, na África.
Maior desafio não é a escassez de água, mas a utilização ineficiente do recurso.
De acordo com o relatório, os governos precisam atuar com mais empenho na distribuição da água para impedir a competição e ajudar a enfrentar um dos maiores problemas da humanidade: aumentar a produção de comida enquanto a população do mundo cresce. As conclusões foram traçadas com base em um estudo de cinco anos, feita por cientistas de 30 países em 10 bacias ao redor do mundo: Andes e São Francisco na América do Sul; Limpopo, Níger, Nilo e Volta, na África; e os rios Indo-Ganges, Karkheh, Mekong e Amarelo, na Ásia.

Água da chuva - Uma sugestão do relatório é aproveitar mais a água da chuva, particularmente nas regiões chuvosas da África subsaariana. Com investimentos modestos, afirmam os especialistas, seria possível produzir entre duas e três vezes mais comida do que atualmente. 
Os pesquisadores identificaram grandes áreas férteis na Ásia e na América do Sul onde a produção está, pelo menos, 10% abaixo do seu potencial. Por exemplo, no sistema Indo-Ganges, na Índia, 23% do cultivo de arroz está rendendo metade do seu potencial. De acordo com o relatório, se os governos aproveitarem melhor a água da chuva, a produção pode aumentar rapidamente e, ainda, a pressão sobre as bacias e rios seria aliviada.

Conflitos - Apesar de existir água suficiente no mundo, os conflitos continuarão se os desafios da agricultura, pecuária e produção de energia forem considerados isolados. 
De acordo com os especialistas, a maioria das regiões estudadas possui uma administração fragmentada das bacias e não relaciona os diferentes setores que utilizam a água. "Precisamos repensar completamente como os setores podem tirar vantagem dos benefícios das bacias", disseram os autores.
ENVIADO PELO COLABORADOR Eng. João Suassuna —  2011-09-29



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br