Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de setembro de 2011

PROMOÇÃO DOS RIBEIRINHOS DO VALE DO RIO RIBEIRA DE IGUAPE - SEMINARIO E FEIRA




ISA e quilombolas promovem seminário e feira sobre roças, sementes e mudas tradicionais 


27/09/2011 
Nesta sexta e sábado (30/9 e 1º/10), a cidade de Eldorado, no Vale do Ribeira, recebe dois eventos ligados diretamente às comunidades tradicionais da região: o seminário "Roças, a origem e o futuro dos alimentos" e a quarta edição da Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais. Ambos realizados em parceria do Instituto Socioambiental (ISA), com as Associações das Comunidades Quilombolas.

O seminário será uma oportunidade para discussão sobre o passado, presente e futuro das roças e da agricultura nas comunidades tradicionais, suas tendências e implicações locais e globais, com foco nas questões que envolvem a alimentação, a cultura, o uso sustentável dos territórios tradicionais e a conservação da biodiversidade.


Na feira haverá troca de variedades agrícolas entre as comunidades quilombolas, garantindo assim a conservação da diversidade agrícola fundamental para a segurança alimentar de todos. A iniciativa entra em seu quarto ano e partir das experiências anteriores é possível afirmar que elas permitiram que agricultores tradicionais recuperassem variedades de arroz, feijão, milho, mandioca, cará, abóbora, entre outras. Além de conhecer e trocar sementes e mudas, também será possível provar a culinária local e assistir as apresentações culturais das comunidades da região.
Cerca de 20 comunidades quilombolas localizadas nos municípios de Eldorado, Iporanga, Itaoca, Iguape, Cananéia, Registro e Barra do Turvo devem participar da feira.

Serviço:

Seminário "Roças, a origem e o futuro dos alimentos"
30 de setembro, das 9h às 18h
Salão Paroquial – Praça da Igreja Nossa Senhora da Guia – Eldorado – SP

4ª Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira
1 de outubro, das 9h às 16h
Praça da Igreja Nossa Senhora da Guia – Eldorado – SP

ISA, Instituto Socioambiental.



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br