Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de setembro de 2011

RENATURALIZAÇÃO DE RIOS NA FRANÇA...UM DIA CHEGARÁ AO BRASIL?

renaturalização em Seul, na Coréia (antes e depois)


Porque renaturalizar rios e córregos 


A renaturalização de rios e córregos é há muito tempo uma moda e uma realidade na Europa, no Japão, na Coréia, nos Estados Unidos da América e em outros continentes e países desenvolvidos.


Por muito tempo foi difundida na engenharia fluvial e hidráulica a idéia de que se deveria retificar o leito dos rios e córregos, para que suas águas  fossem dirigidas para a foz,  pelo caminho mais curto e na maior velocidade  possível. Também foi muito comum encapsular os cursos de água em tubulões metálicos, em galerias de concreto ou naquelas gaiolas de arames e pedras, denominados "gabiões", liberando mais espaço para a agricultura, para usos urbanos, para evitar inundações e aqui no Brasil, para esconder os esgotos malcheirosos, sem tratamento, que são lançados em suas águas.


No Brasil ainda são muito tímidas e poucas as iniciativas para projetos de renaturalização de rios e córregos urbanos. Algumas poucas cidades modernas e com administrações inteligentes estão adotando essa importante prática da renaturalização de seus cursos de água.


Um dos projetos mais importante, muito bem feito, com participação e orientação das comunidades envolvidas é o PROJETO MANUELZÃO, da UFMG. Na ocasião trouxeram especialistas da Alemanha, realizaram várias palestras e visitas aos córregos da cidade e envolveram dezenas de técnicos, agentes públicos, ambientalistas e cidadãos que, junto com o grupo, debateram métodos e tecnologias para tratar os rios.  


"O processo de renaturalização, através da engenharia ambiental, é um alento àqueles que acreditam num futuro saudável, na qualidade da água natural como condição de saúde e no resgate da função simbólica, lúdica e de lazer e entretenimento dos rios, principalmente nas regiões desprovidas de outros centros de lazer", diz o ambientalista Apolo Heringer Lisboa, da UFMG.

A renaturalização tem como objetivos:
  • recuperar os rios e córregos de modo a regenerar o mais próximo possível a biota natural, através do manejo regular ou de programas de renaturalização;
  • preservar as áreas naturais de inundação e impedir quaisquer usos que inviabilizem tal função.”

Prof. Jarmuth Andrade
SOSRiosBr                         


VEJA UM PROJETO FRANC
Ê
S DE RENATURALIZAÇÃO:


PROJETOS DE RENATURALIZAÇÃO NA FRANÇA

Cossy cama pode ser descrito como artificial.  Metade de seu comprimento é canalizado.
Cossy cama pode ser descrito como artificial.Metade de seu comprimento é canalizado. 
© Ville de Nyon
Documentos baixar
Obras e Meio Ambiente - 11 abr 2011
Preocupado com a saúde das suas vias navegáveis, a cidade de Nyon (França) beneficiou, em 2010, programas de incentivo à renaturalização dos rios Asse e Cossy, incluindo a assistência financeira para implementar projetos  pois, ao longo dos anos, estes dois grandes rios sofreram a influência do homem sobre a natureza. 

O Asse sobe ao pé do Jura no Pântano de bois para a lenha Bonmont. É um afluente direto do Lago de Genebra. Sua viagem de 10 milhas é um corredor principal da rede ecológica na região de Nyon. O cabo que vai com floresta para o "urbano" da bacia é uma característica forte da paisagem que é uma das únicas ligações ao LagoJura -  da ecologia de malha local. Pouco antes de sua foz, o rio tem uma ecomorfologia muito restrito e pobres. A cama de concreto não permite que os peixes possam nadar no córrego.
Um dos objetivos do projecto é garantir a segurança de bens e pessoas que enfrentam o risco de inundação, e uma abordagem integrada para encontrar uma ecomorfologia natural. De fato, a montante da seção estudada, a Asse tornando-se mais natural, longe da área urbana. É, portanto, para explodir a cidade "estrangulamento" e assim ligar os dois reservatórios ambientais, tais como o lago e rio.
O Cossy por sua vez é igualmente urbanizado. Sua configuração em desenvolvimento urbano e infra-estrutura (estradas, ferrovias, etc.) Teve uma forte influência sobre o fluxo. Metade do seu comprimento é dentro de tubos. 


Os objetivos do projeto são:

  • para garantir a segurança das inundações;
  • para tornar os rios o mais natural possível entre a estrada e o Morache Signy;
  • estabelecer um programa de rejuvenescimento da medula arborizadas circundantes.

Este fluxo não favorece os peixes. Deve permitir que todos os animais pequenos a crescer e, especialmente, atuar como uma ponte entre as áreas de habitat diferente.
Por que a intervenção humana hoje?
Desde o início do século XIX, o homem modificou o rio e, assim, a proteção da paisagem, obras contra enchentes, barragens e correções rio. Até os anos 60, rios e o Lago de Genebra para a nossa região, representou a tomada ideal para as águas residuais provenientes de atividades domésticas e da indústria. Da mesma forma, a crescente urbanização exigiu correções, atualizações e leitos de rios subterrâneos de concreto.
Essas intervenções têm tido consequências negativas para esses ambientes naturais que foram esgotados (plantas e animais). 
De fato, o papel principal de um rio é ligar estes diferentes ecossistemas. Para os seres humanos, é um relaxamento e lazer. Além disso, não podemos representar nossas paisagens sem seus cursos de água. Por exemplo, não menos de 6.000 km de rios no cantão de Vaud, a distância entre Nyon e Nova Deli (Índia), em linha recta!
Hoje, a revitalização dos rios é uma prioridade para a protecção da natureza e da paisagem do Escritório Federal para o Meio Ambiente (FoEN). Este último, em colaboração com os cantões e municípios, incentiva a uma dinâmica alvo natural. Ele garante não só que a protecção contra as inundações é principalmente por planejamento de ações e um córregos semi-natural, mas também que os danos aos córregos perto de estado natural são minimizados, garantindo um equilíbrio de interesses entre áreas residenciais ou agricultura, economia e proteção ambiental.
E eu me encaixo?
Está Bordier um rio? Seu papel é crucial! Nós encorajamos você a observar de um lado, e controlar a qualidade e quantidade de água descarregada, o outro se preocupar em manter e manter os bancos. Por exemplo, evitando a armazenagem de resíduos de qualquer tipo ou barreiras desnecessárias. As principais funções do cidadão contra os fluxos são registrados no bordiers circular e agentes (ver documento anexo contra). Você é um usuário dos bancos? Permanecer dentro dos trilhos, não escolher, puxe ou perturbar nada. coexistem em harmonia com nossos cursos de água e é fácil para todos!
(Tradução: Google Tradutor)
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br