Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de novembro de 2011

EM DEBATE NO D7 "UMA NOVA CULTURA DA ÁGUA NA AMÉRICA"


Em busca de uma cultura da água para as Américas


Embora compartilhem inúmeras bacias hidrográficas os países das Américas estão apenas dando os primeiros passos na tentativa de uma ação conjunta e ordenada para melhorar a gestão de suas águas. Mesmo que Brasil e Colômbia, para citar só dois exemplos, tenham sido brindados pela natureza com reservas hídricas abundantes há locais onde o acesso deficiente e a escassez de água para abastecimento humano, agricultura e outros usos são entraves ao desenvolvimento.

O tema de desenvolvimento de uma nova cultura da água foi um dos pilares dos debates que se realizaram durante o 7º Diálogo Interamericano de Gestão da Água que reune mais de 1.300 pessoas, de 13 a 19 de novembro na cidade de Medellín, na Colômbia. O evento, promovido pela Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH), tem o apoio do Governo e de empresa colombianas, OEA e outras entidades.

Na análise feita pelo grupo constituído pela arquiteta Maria do Carmo Zinato (Brasil), a antropóloga Fanel Guevara (Peru) e a jornalista Cecy Oliveira, editora da Aguaonline e integrante do Comitê Executivo da RIRH, o ponto de partida foi a constatação de que é necessário buscar uma visão hemisférica e que integre os pontos comuns de cada cosmovisão.

Segundo o consenso do grupo "o primeiro passo para construir uma nova cultura da água é conhecer a atual visão dos povos sobre as águas. Até aa Rio-92 a visão ambiental nas políticas públicas era muito incipiente e por consequência as pessoas não incoporavam em suas ações diárias o sentido de preservação, conservação e recuperação do meio ambiente e da água".

Uma das perguntas propostas foi sobre o avanço obtido nesta visão por parte da cidadanía? Que registros há destes avanços? Há uma visão meso e norteamericana? Andina? Patagônica, Amazônica? Como usar essas cosmovisões para criar uma nova cultura da água?

Uma das lições aprendidas é que para desenvolver uma nova cultura da água que sirva de suporte para alcançar a gestão integrada dos recursos hídricos é preciso levar em conta a importância da educação ambiental, do diálogo intergeracional, dos marcos normativos e institucionais e dos meios de comunicação.

É preciso também identificar que compromissos é preciso assumir para gerar uma nova cultura da água que parta das necessidades atuais para buscar que se alcance o objetivo máximo da gestão integrada que é:
água em quantidade, qualidade e oportunidade para todos os usos para a presente e as futuras gerações.

Fonte: Revista Digital AguaOnline




- Passeio musical em torno da água emociona no D7
- Começam a nascer laços para fortalecer o diálogo em torno dos recursos hídricos
- Em busca de uma cultura da água para as Américas
- Países compartilham experiências em gestão de aquíferos transfronteiriços
- Grupo de rock se engaja nas campanhas pela água
- D7 propõe acordos para a água



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br