Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de dezembro de 2011

APA DA SERRA DA MANTIQUEIRA DEBATE A CRIAÇÃO DE PARQUE - DIA 07 DEZ - RESENDE (RJ)



Inea faz consulta para criação do Parque da Pedra Selada
Publicado em 1/12/2011

Resende

A Câmara Municipal sedia na próxima quarta-feira (7), às 19h, uma discussão sobre a criação do Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS). 


A consulta pública está sendo promovida por representantes do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), órgão executivo da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA).


A área na qual se propõe a criação do PEPS encontra-se inserida na APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra da Mantiqueira, unidade de conservação federal, dentro da qual também está situado o Parque Nacional de Itatiaia, primeiro parque brasileiro.


Em sua proposta inicial, o PEPS possui cerca de 7.500 hectares, com destaque para o Pico da Pedra Selada, de 1.755 metros de altitude, que poderia ser considerado um verdadeiro marco natural da região. 


Quase toda a área objeto da proposta encontra-se no município de Resende, com uma pequena parte, apenas 5%, pertencendo ao município de Itatiaia.


A Serra da Mantiqueira possui também importantes remanescentes de matas e campos de altitude típicos da Mata Atlântica, que protegem as nascentes que abastecem as principais bacias hidrográficas da Região Sudeste - as dos rios Paraná e Paraíba do Sul.


 Apesar de ser uma região ocupada há vários séculos, com impactos que provocaram mudanças significativas na sua paisagem original, ela ainda apresenta ecossistemas de grande riqueza biológica, que abrigam muitas espécies gravemente ameaçadas da fauna e flora nativas.


Com o PEPS, segundo o Inea, o Governo do Estado do Rio de Janeiro pretende garantir, por um lado, a preservação de um patrimônio natural de incalculável valor e, por outro, reforçar a principal vocação econômica da região que é o turismo, pois o futuro parque possui atrativos para caminhadas, escaladas e banhos de rio, em uma cadeia montanhosa que é considerada Patrimônio da Humanidade. FONTE: DIARIO DO VALE



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Estamos torcendo para que seja criada sim esta área de preservação !

    E Vivam as Araucárias !

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br