Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de dezembro de 2011

RIO PARAÍBA DO SUL AGONIZANDO COM ESGOTOS SEM TRATAMENTO DE BARRA MANSA (RJ)

Ponte dos Arcos sobre o Rio Paraíba do Sul.em Barra Mansa (RJ)

Falta de chuvas aumenta níveis de poluição no Rio Paraíba do Sul 
Pontos que apresentam maiores índices de coliformes fecais e totais são Ponte do Arcos, Sesi, Saint Gobain e Purina

Barra Mansa
Enquanto Barra Mansa continua sem tratamento do esgoto sanitário, o Rio Paraíba permanece agonizando. 


As águas do Rio Paraíba do Sul, neste lamentável estado de poluição são as responsáveis por grande parte do abastecimento da Cidade Maravilhosa e baixada fluminense.


O Laboratório de Microbiologia/Higiene dos Alimentos do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) divulgou o resultado da coleta realizada no dia 11 de agosto, pelo projeto Cura D’água, que mede sazonalmente os índices de poluição do rio Paraíba do Sul, no município de Barra Mansa. 


E os dados não são nada positivos.
Os responsáveis pela Coleta e Análise de resultados do Projeto Cura D´água é a Equipe Multidisciplinar dos Laboratórios do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) auxiliados pelos acadêmicos/estagiários dos cursos de Biologia, Nutrição e Medicina Veterinária do UBM O projeto acontece por meio da parceria entre os Laboratórios Multidisciplinares/Pró-Reitoria Comunitária e a Associação dos Canoeiros de Barra Mansa.

Dos 11 pontos analisados foi observado que em quatro pontos (8, 9, 10 e 11) ocorreu um aumento do índice de contaminação por coliformes totais e fecais. A Bióloga do UBM Raquel de Castro explica que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) determina, para a Classe 2 (rios que têm como uso preponderante destinados ao abastecimento domésticos; irrigação de hortaliças e plantas frutíferas e criação de espécies destinadas à alimentação humana), níveis de 1000 coliformes fecais por 100 mL e 5000 coliformes totais por 100 mL.


 Segundo os dados colhidos, os pontos com maiores índices de coliformes fecais e totais são onde se localiza a maior parte de lançamento de esgoto sem prévio tratamento. “O aumento de microorganismo é atribuído ao fato de estarmos em uma estação de poucas chuvas ocasionando uma concentração maior de poluentes microbiológicos”, explica Raquel.

Os onze Pontos tomados como referência para a coleta das amostras de H 2O são:


1 - Ponte Floriano
2 - Pedreira Pombal
3 - Ilha após Cilbrás
4 - Dupont
5 - Entre a ponte Ferrovia do Aço e Auto Comercial
6 - Siderúrgica Barra Mansa
7 - Ferrovia do Aço
8 - Ponte dos Arcos
9 - Sesi Barra Mansa
10 - Saint Gobain

Fonte: Folha do Interior

CONHEÇA O PROJETO "CURA D'ÁGUA" DA UBM, Em BARRA MANSA (RJ) - Clique


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br