Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de dezembro de 2011

SOS ALTO DA BOA VISTA, ENFRENTANDO ESGOTOS A CÉU ABERTO EM MACEIÓ (AL)

Comunidade continua enfrentando lixo e esgoto a céu aberto
Moradores do Alto da Boa Vista, na Chã da Jaqueira, sentem-se em uma ‘ilha’; dejetos não são recolhidos há um ano e 7 meses
  Gazetaweb - com Jobison Barros

Ratos, mosquitos, cobras, escorpiões, baratas e a chuva. Um cenário considerado antigo por moradores do Alto da Boa Vista, situado na Chã da Jaqueira. Um problema que já se tornou crônico e sem solução, principalmente quando o fato gira em torno da deterioração de escadarias e da falta de coleta de lixo - que se acumula há 1 ano e 7 meses - deixando crianças e idosos ainda mais vulneráveis a doenças.

A reportagem do portal Gazetaweb esteve na localidade, em agosto deste ano, e o problema já existia; porém, em menor grau. Neste sábado (03), a equipe retornou à comunidade desassistida, cuja realidade apresenta-se um pouco diferente, tendo em vista a ausência de acompanhamento do poder público.

A primeira questão levantada por Mônica Brito, membro da Associação dos Moradores, refere-se ao grande acúmulo de dejetos em terrenos baldios e áreas abandonadas, o que, segundo ela, reflete a falta de atenção do Município frente às adversidades que comprometem a saúde de quem convive na redondeza, a exemplo do mau cheiro, predominância de répteis e insetos e iminência de acidentes, uma vez que as calçadas não são niveladas.

Ao ser questionada acerca da causa do problema, Mônica esclarece que há um gari, que presta serviço à Viva Ambiental, - pelo fato de o caminhão que recolhe os entulhos não conseguir chegar à localidade – mas ele não atende às expectativas da comunidade, ou seja, não realiza o seu trabalho como deveria ser. “Só para vocês terem uma ideia, o gari não recolhe aqui desde 2010, e nós é que acabamos fazendo o serviço. Sem contar que ele recebe um salário mínimo da empresa e cesta básica, para não fazer absolutamente nada pelo benefício dos moradores e da natureza”, explica Brito, sendo interrompida, em seguida, pela amiga Gislene da Silva, a qual comenta que todas vezes em que o trabalhador é requisitado para cumprir a sua função, é visto jogando em bares e “passeando” pelas ruas, como se tudo estivesse em seu devido lugar. “Já houve confusão aqui, porque o gari disse que não deve explicações para os moradores, porque ele pertence à Viva, e não, à Associação. Também avisou que só pode recolher o lixo da rua principal; e a gente, como é que fica?”, indaga Gislene. Fonte: GazetaWeb


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br