Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de janeiro de 2012

PISCINA FLUTUANTE: UMA IDEIA PARA OS RIOS POLUÍDOS DO BRASIL

Piscina flutuante pode despoluir rio em Praga

Durante o inverno, projeto nas águas do Vltava serviria como pista de patinação no gelo

São Paulo – O Vltava, maior rio da República Checa, que atravessa a capital Praga, sofreu muito tempo com a poluição causada por rejeitos industriais. Aos poucos, esse cenário de negligência vem mudando. São cada vez maiores os esforços para recuperá-lo e não faltam projetos criativos.

Preocupados com a preservação do rio, os arquitetos Adrea Kubná e Ondrej Lipensky projetaram uma piscina flutuante com formato circular capaz de despoluir as águas do Vltava. A ideia é bem simples: uma membrana têxtil que reveste toda a instalação ficaria responsável por filtrar a água do rio, removendo partículas de sujeira, bactérias e odores desagradáveis e garantindo um ambiente limpo e seguro para um banho natural. Depois a água retornaria renovada para o rio. 
A piscina flutuante serviria como centro recreativo para os moradores da cidade. Capaz de receber até 900 pessoas, a atração contaria com vestiários, saunas, lanchonetes e até cabines individuais para locação. Durante os meses de inverno, quando as temperaturas chegam fácil aos 15 graus negativos, a atração no Vltalva seria convertida em uma pista de patinação no gelo.
Acontece que faz quase meio século que o rio não congela mais, por causa do aumento nas temperaturas. Para restaurar a tradição, os designers sugerem cobrir a piscina com uma grande placa de madeira, permitindo que uma camada relativamente fina de água possa congelar por cima.Fonte/Foto: Exame Abril

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Legal hein ... O Governo Carioca podia usar a ideia e colocar algumas na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro .

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br