Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de fevereiro de 2012

ESTÁ MAIS QUE NA HORA DE ECONOMIZAR ÁGUA EM CASA




Dicas e equipamentos para economizar água em sua casa!


7 de maio de 2011 | Nas Categorias: Arquitetura Verde | Por: Vanessa Mendes Argenta

Dando continuidade à série de posts sobre equipamentos e dispositivos economizadores, hoje vamos tratar das torneiras e chuveiros e economia de água.
Segundo o Instituto Socioambiental (ISA), diariamente são desperdiçados cerca de 2,5 milhões de litros d’água, sendo as residências as maiores “vilãs”: o consumo doméstico no Brasil é de 140 litros de água/pessoa/dia (isso equivale a 7 bombonas de água!).


Em ambientes comerciais e públicos, como centros comerciais, restaurantes, etc., há alguns anos se usam as torneiras com temporizador por pressão ou com sensor de presença, que economizam muita água e muito dinheiro também, pois reduzem em até 50% o consumo! Neste site você pode encontrar diversos modelos, dos mais variados preços.


Você pode até usar alguns modelos dessas torneiras em casa, mas geralmente nas residências o uso é mais restrito, não havendo essa necessidade de limitar o tempo de uso. Sendo assim, na sua casa você pode usar dois itens básicos pra economizar:
  • Bom senso (pra não deixar escorrendo água enquanto escova os dentes)
  • Arejadores, que misturam ar à água que sai da torneira, gerando sensação de maior volume, mantendo a eficiência da lavagem e economizando até 60% do nosso líquido precioso!
Não é o máximo? E o melhor: são fáceis de instalar e custam cerca de R$20,00. Alguns novos modelos de torneiras e chuveiros já vem com o arejador instalado.
Nos chuveiros, além de utilizar os arejadores, você pode instalar também um kit reciclador de energia, uma engenhoca genial (inventada por um brasileiro) que aproveita a energia térmica da água quente que cai do chuveiro pra esquentar a água que ainda está no cano, reduzindo em 30% o gasto com energia elétrica numa residência e pode ser instalado também em sistemas de aquecimento solar ou a gás.


Funciona assim:
1. a água fria que vem da tubulação é desviada por uma conexão externa (nem precisa quebrar parede pra instalar);
2. ela passa pela serpentina e sobe para o chuveiro, que vai esquentar essa água;
3. a água já aquecida pelo chuveiro cai sobre a serpentina que fica embaixo do tapetinho de borracha, esquentando-a;
4. por transferência de energia térmica, a água que vem fria da tubulação aquece ao entrar em contato com a serpentina quente, demandando menos potência da resistência do chuveiro e economizando energia elétrica.
Para saber mais, entre no site do fabricante e não esqueça de compartilhar suas ideias e sugestões aqui nos comentários!
Foto: coniferine
Fonte: Coletivo Verde 

Sobre o autor:

Vanessa Mendes Argenta
Vanessa Mendes Argenta ( @vanmagenta )
Arquiteta e UrbanistaSite: http://www.flickr.com/photos/vanmagenta










(Matéria não publicitária, postada em defesa do uso racional da água - colaboração SOSRiosBr)


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br