Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de fevereiro de 2012

GRAVE DENÚNCIA DE ESGOTO SEM TRATAMENTO EM RECARGA DO AQUÍFERO GUARANI


Denúncia urgente: Aquífero Guarani ameaçado



Estive na tarde de ontem, 18/02, na lagoa do Interlagos, zona leste de Ribeirão Preto, e pude presenciar pessoalmente um crime ambiental de grandes proporções. No meio do matagal registramos um duto que despeja, 24 horas por dia, esgoto sem tratamento na lagoa que é área de recarga do Aquífero Guarani, maior reserva de água potável do mundo.

No local já é possível encontrar imensas áreas de assoreamento da lagoa e desmatamento da mata nativa, tudo onde deveria haver uma preservação ambiental. Além disso, diversas obras irregulares foram construídas ou estão em conclusão, uma deles em cima do duto, ou seja, em cima de diversos gazes nocivos e que poderão levar a explosões e desabamentos.

Realmente sai estarrecido com a realidade que encontre naquele local, uma linda área que poderia ser um lindo parque ecológico, preservando uma das maiores riquezas de nosso país: a água, está sendo criminosamente destruído dia-a-dia, diante da conivência do Poder Público, e a situação só não está pior graças a guerreiros solitários como o sr. Waldemar, morador de condomínio e que defende com unhas e dentes a recuperação da região e o sr. Carlos que sozinho, e voluntariamente, limpa e cuida de todo o entorno da lagoa.

Ainda há esperança desde que hajam ações rápidas, efetivas e com apoio do Poder Público e da população. Façamos também, como cidadãos, nossa parte e só assim garantiremos que nossos filhos e netos desfrutem da (antiga) “Lagoa Azul” e, principalmente, nossa cidade e nosso país não sejam lembrados pela história como os destruidores de um patrimônio natural da humanidade que é o Aquífero.

ASSISTAM OS VÍDEOS QUE GRAVAMOS NO LOCAL:










BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Por favor me ajudem a salvar a Lagoa de Araruama.
    Esgoto sendo despejado sem tratamento na rua Flora.
    Nos moradores, nao podemos tomar banho neste local, esta estremamente contaminada.
    SOS Lagoa de Araruama.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br