Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de fevereiro de 2012

OCUPAÇÃO IRREGULAR DAS ÁREA DE VÁRZEA DO RIO PARAÍBA DO SUL EM DEBATE

Câmara realiza encontro sobre ocupação irregular nas margens do Rio Paraíba do Sul


Na última Quarta – feira (15/02), a Casa de Leis de Lorena sediou o primeiro “Encontro sobre a Ocupação Irregular das áreas de Várzea do Rio Paraíba do Sul”..
O evento foi promovido pela frente parlamentar em defesa do Rio, liderado pelo Deputado Estadual Pe. Afonso Lobato, pelo COMMAM (Conselho Municipal de Meio Ambiente de Lorena), Câmara Municipal e terá a presença de outros 20 Deputados Estaduais. Das discussões, sairão propostas para Projetos de Lei Estadual em defesa das áreas de várzeas. “O objetivo é colher subsídios para a proposição de uma nova legislação visando o uso racional da várzea do Paraíba, no trecho paulista.”, explicou a representante da OAB no COMMAM, Paládia Romeiro.
Os Conselheiros do COMMAM organizam-se em grupos de trabalho, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, para que possam desenvolver seus trabalhos com maior abrangência.
As categorias são: Grupo ‘Lei de corte e de podas de árvores’, Grupo ‘Poluição Sonora’, que aprovou a Lei do Silêncio nº 3478/2011, na Câmara Municipal que foi sancionada pelo Executivo em 31/10/2011, Grupo ‘Resíduos Sólidos’, Grupo ‘Educação Ambiental’ e Grupo ‘Várzeas de Lorena’. “Passamos um tempo razoável discutindo a regulação do plantio do Eucalipto no município. Tivemos uma participação grande na redação e correção do Plano Diretor da cidade, especialmente no tocante ao meio ambiente e preservação das áreas de várzea. Esse debate resultou na promoção de um seminário a respeito em 29 de abril de 2010, com intermediação do ICMBio e SEMEAR. Uma importante vitória foi obtida, com decisões judiciais e de órgãos fiscalizadores, declarando que qualquer intervenção nessas áreas frágeis, notadamente as áreas limítrofes com os bairros Nova Lorena e Vila Brito, terá de possuir aval dos órgãos ambientais”, ressaltou.
Entre outras ações, o COMMAM realiza reuniões ordinárias toda última quinta-feira do mês, às 17h, na Casa da Cultura e reuniões extraordinárias sempre que se fizerem necessárias. “Por todo este trabalho, recebemos relevante premiação do IEV (Instituto de Estudos Valeparaíbano), por sermos o Conselho Municipal mais atuante da região e somos procurados por outros municípios interessados em ter um conselho tão vibrante”, evidenciou.
O COMMAM é considerado de extrema importância no município e a participação do cidadão lorenense no planejamento e cuidado com o meio ambiente confirma que isto só é possível pela prática da liberdade e da democracia. O evento será aberto para toda a população. "Como conselheira, almejo para o COMMAM a formação de parcerias com outros conselhos e entidades para que Lorena se faça ouvir diante da criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Inclusive, este é um ponto presente no planejamento do COMMAM que está em pauta, salienta Maria Tereza Antero.
Estiveram no evento compondo a mesa: Dep. Estadual Pe. Afonso Lobato; Vereador de Lorena Valdemir Vieira; Maria Tereza Antero (COMMAM de Lorena); Engº Nazareno Mostarda Neto (DAEE); Mauro Sérgio Azevedo de Souza (SEMEAR); Juarez Dominguez de Vasconcelos (Igaratá).



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br