Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de fevereiro de 2012

QUEM ESTÁ COMEMORANDO O "DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2012" - ÁGUA NA JARRA (I)

Á

Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A Água na Jarra participa da campanha da ONU pelo Dia Mundial da Água 2012


O tema da campanha deste ano é “Água e Segurança Alimentar” e busca chamar a atenção para o uso da água como recurso fundamental no cultivo da nossa comida.
A metodologia da “pegada hídrica” permite o cálculo do total de água gasto para que determinado alimento chegue à nossa mesa (água virtual) desde o preparo do solo, irrigação, transporte e beneficiamento do mesmo. Podemos assim medir o gasto total de água que foi “incorporada” em vários tipos de alimentos, como mostra a tabela ao final do texto.
O tema da água e sua relação com a nossa dieta alimentar é muito importante, já que o maior uso da água é justamente no setor da agricultura e criação animal. No Brasil, aproximadamente 80% da água doce que consumimos é destinada a esses fins!
Este conhecimento nos alerta para o fato de que o bom gerenciamento dos nossos hábitos alimentares dá uma grande contribuição para o melhor uso da água doce, esse recurso tão importante para nós, seres humanos, e que cada vez mais deve ser valorizado e usado com sabedoria.

Algumas ações propostas pela ONU em sua campanha, são:
√  Consumir produtos que sejam menos intensivos em uso de água;
√  Reduzir as perdas de alimentos, pois estima-se que 30% de nossa comida é desperdiçada mundialmente;
√  Produzir mais comida, de melhor qualidade e com menor quantidade de água;
√  Seguir uma dieta mais saudável.
Sobre esse último item, especialmente, nós da Água na Jarra acreditamos que gestos simples podem fazer grande diferença para o consumo responsável da água.  Produtos industrializados gastam mais água para serem produzidos pois envolvem mais variáveis como transporte, beneficiamento e embalagens. A troca do seu consumo por consumo de alimentos in natura contribui não só para a saúde da nossa família bem como para melhoria do ambiente e economia dos recursos naturais.

Para produzir comida, a água é consumida pelas plantas através de evaporação e transpiração. A quantidade de água necessária vai variar conforme o tipo de grão cultivado e a localização, além da produtividade local e das condições de disponibilidade de fornecimento de água através de regimes de chuva ou de irrigação.
Depois da colheita, quando o alimento se torna disponível para comercialização, a água incorporada no produto muda de “real” para “virtual”.

Na tabela abaixo veja o alimento e a quantidade de água consumida para produzí-lo (litros):
Para maiores informações:







Sobre o Dia Mundial da Água

O Dia Internacional da Água foi estabelecido em 1992 na 
Conferência das Nações Unidas (ONU) e é comemorado 
anualmente na data de 22 de março como forma de chamar 
a atenção para a importância da água e promover o 
gerenciamento sustentável dos recursos hídricos.

O primeiro Dia Mundial da Água foi comemorado 
em 22 de março de 1993.
Fonte: ÁGUA NA JARRA

ENVIE TAMBÉM AS INFORMAÇÕES SOBRE AS COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2012, NO SEU SITE, BLOG, ONG, GRUPO AMBIENTAL, COMITÊ DE BACIA, COMUNIDADE, ESCOLA, IGREJA, ETC, PARA DIVULGARMOS GRACIOSAMENTE!

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br