Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de fevereiro de 2012

RIO PARANAPANEMA É REPOVOADO COM 1,28 MILHÃO DE PEIXES



DUKE ENERGY SOLTA 1,2 MILHÃO DE PEIXES EM 

RESERVATÓRIOS

Repovoamento dá sequência ao programa pesqueiro da empresa, que já colocou 16,5 milhões de peixes no Rio
A partir desta segunda-feira (27), a Duke Energy soltará 1,28 milhão de peixes juvenis, entre curimbatás e pacus, no Rio Paranapanema. Dia 27, o reservatório Capivara será beneficiado com a soltura de 80 mil pacus, em Santa Mariana (PR), na foz do Rio das Cinzas. Dia 28 é a vez de Jurumirim receber 100 mil pacus em Angatuba (SP) e dia 29, uma ação em Ribeirão Claro (PR) dotará o reservatório Chavantes de 100 mil novos curimbatás. Até 27 de abril, estão previstas 17 ações para distribuir esse lote de peixes em pontos estratégicos dos reservatórios das hidrelétricas sob concessão da companhia no Paranapanema e também em rios tributários.

Até dezembro, o programa de repovoamento da Duke Energy completará sua meta anual de 1,5 milhão de peixes de espécies nativas soltos na Bacia do Paranapanema. Desde que o programa foi iniciado pela empresa, em 2001, o Paranapanema já foi contemplado com 16,5 milhões de novos peixes, contribuindo paraa preservação de sua biodiversidade e recuperação do estoque pesqueiro.

O biólogo da Duke Energy e coordenador do programa, Norberto Vianna, explica que as espécies selecionadas neste primeiro semestre de 2012 para o repovoamento do Paranapanema – curimbatá e pacu – têm capacidade de formar populações sustentáveis, reproduzindo-se e adaptando-se plenamente à vida no ambiente.

Ainda conforme Vianna, as espécies escolhidas têm boas condições de aproveitar os recursos alimentares e as solturas ocorrem em pontos favoráveis ao rápido crescimento dos peixes. “Além disso, são espécies de grande apelo social, que pescadores e populações ribeirinhas estão acostumados a capturar”, relata. Desta forma, são importantes para a economia e cultura de pesca local, tanto amadora como profissional.



Parcerias

Para desenvolver esse programa de manejo pesqueiro, a Duke Energy mantém parceria com universidades, como Unesp (Universidade Estadual Paulista), UEL (Universidade Estadual de Londrina) e USP (Universidade de São Paulo). Na Estação de Hidrobiologia e Aquicultura, localizada junto à UHE Salto Grande (SP), é feito o complexo trabalho de reprodução dos peixes para repovoamento do Paranapanema, norteado por pesquisas científicas.

Sobre a Duke Energy

A Duke Energy Geração Paranapanema S.A. – subsidiária da Duke Energy Corp, uma das maiores companhias do setor energético dos Estados Unidos – atua na produção e comercialização de energia elétrica por meio da administração de oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do Rio Paranapanema: Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Capivara, Taquaruçu, Rosana, Canoas I e Canoas II (estas últimas operadas em consórcio com a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA). Com capacidade total instalada de 2.241 MW, a companhia é considerada uma das maiores geradoras privadas do País, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Fonte: Mariana Chiquetto
Assessoria de Imprensa 
Pauta Comunicação (18) 3908-7422



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Olá! Sou José Antonio de Paraguaçu Paulista e junto com alguns amigos temos um rancho de pesca as margens do lago da UH Capivara no Ribeirão Bonito, próximo a Gardênia- Rancharia-SP. É um terreno de 1.800 m2 onde estamos plantando grama e arvores frutíferas (+-80) e também para sombra (+-40) e vamos plantar muito mais. Somos preservacionistas e com espirito ecológico, nossas pescarias são apenas de vara-de-mão, não possuímos redes, tarrafas ou qualquer armadilha, somos contra o uso desses recursos. Recolhemos o nosso lixo e todo o que encontramos, tratamos dos pássaros silvestres com comedouros que instalamos ao redor de casa e estamos sempre empenhados em melhorar e temos um projeto (p/ breve) de tratar o esgoto que lá produzimos. Mas este ano de 2.012 estamos preocupados com o baixo nível do reservatório e não sabemos o porque e ninguém tem essa informação. O nível do lago está tão abaixo do normal que os poços (caipira) todos estão sem água. Porque? Obrigado. Rancho Para-guaçu 18-96437272.

    ResponderExcluir
  2. Caro José Antonio - Paraguaçu Paulista

    Veja na postagem do blog sua resposta
    dada pela Duke Energy

    NOSSOS INTERNAUTAS PERGUNTAM E DUKE ENERGY RESPONDE
    (http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2012/12/nossos-internautas-perguntam-e-duke.html)

    Espero ter atendido sua solicitação. Qualquer dúvida entre em contato com a Duke Energy no telefone constante da postagem.

    Saudações ecofluviais

    Prof. jarmuth/SOSRIOSBR


    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br