Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de março de 2012

IBAMA REALIZOU EM SANTA CATARINA A "OPERAÇÃO NEMO" FISCALIZANDO PEIXES ORNAMENTAIS



Ibama inicia a Operação Nemo em Santa Catarina
PDFImprimirE-mail

Blumenau (13/03/2012) – Começou hoje a Operação Nemo, que fiscaliza a 
venda de peixes ornamentais e outros animais aquáticos em todo o Brasil. 

Dos seis estabelecimentos vistoriados em Santa Catarina no primeiro dia da operação, quatro tiveram suas atividades de venda de peixes embargadas, 
pois não possuíam licença do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), nem Cadastro Técnico Federal (CTF) junto ao Ibama. Os agentes ambientais federais lavraram quatro autos de infração, que preveem multas que chegam a R$ 450 mil. Além disso, foram apreendidas uma tartaruga, três rãs albinas e três lagostins, todos por falta de comprovação de origem legal.

A ação em Santa Catarina tem como prioridade a vistoria de pet shops e lojas 
de aquariofilia. Além de peixes ornamentais, será averiguada a situação de invertebrados como corais e estrelas do mar. A rotina da operação no estado 
será a visita ao comércio, buscando saber a procedência dos animais, e se
há espécies proibidas para venda sendo vendidas como se fossem permitidas.

Os comerciantes devem ter nota fiscal de procedência dos animais nativos e,
no caso de animais exóticos, documento de importação. Para animais nativos,
 o comerciante precisa comprovar a compra de um pescador autorizado, ou de empresa autorizada. A documentação para importar animais é simples, contudo, 
se forem animais que constam em listas de espécies ameaçadas de extinção, a documentação é mais complexa, explica a analista ambiental do Ibama, Gabriela Breda.

O mercado de peixes ornamentais é bem expressivo. O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) emite as licenças para a pesca, mas a fiscalização é uma competência do Ibama. Desde a aprovação da Lei Complementar 140/2011, a pesca de um modo geral é fiscalizada pelo Ibama, explica o chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do Ibama em Santa Catarina, Alessandro Queiroz.

A intenção do Ibama com a operação Nemo é incentivar os comerciantes de 
peixes ornamentais a se regularizarem, pois muitas lojas não tem licença para vender o produto, tampouco trabalham com produto de origem legal. Qualquer irregularidade em relação ao meio ambiente percebida pelo cidadão pode ser denunciada à Linha Verde do Ibama, por meio do número 0800 61 8080. 
A ligação é gratuita e o denunciante não precisa se identificar.

Badaró Ferrari
Ascom/Ibama/SC
Fotos: Alessandro Queiroz/Ibama

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br