Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de março de 2012

SEMANA DA ÁGUA 2012, NA EMBRAPA MEIO AMBIENTE - ÁGUA PARA TODOS

Embrapa Meio Ambiente - Jaguariuna (SP)

Água para todos

Laerte Scanavaca Júnior, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente

A água é o bem mais precioso da Terra, ela não há vida, por isso é precisou cuidar melhor dela. O Brasil é privilegiado neste recurso, é o país com a maior disponibilidade mundial de água, mas não é por isso que podemos desperdiçá-la tanto como temos feitos há séculos. É necessário manter ou aumentar sua produção e racionalizar sua utilização.

A maior floresta do mundo é a Amazônica com 7.000.000 km2 dos quais 3.800.000 km2 estão no Brasil. A maior bacia hidrográfica do mundo também é a Amazônica com 2220mm/ano de precipitação, em média. A Bacia do São Francisco no Semiárido brasileiro apresenta uma precipitação média de 916mm/ano. Isso não é coincidência, a floresta produz e conserva água.

A Amazônia representa 60% da superfície do Brasil e produz 72% de sua água. Mais do que isso, a floresta purifica ou limpa e depura (elimina os micro-organismos que causam doenças em humanos e outros animais) a água.

Esta relação floresta-água é especialmente importante na Amazônia por que a Região é uma bacia sedimentar terciária, portanto é uma Planície (em planícies não é possível fazer hidroelétricas por que para geração de energia, além de água em grande volume, também é necessário haver um acentuado desnível). Está Planície é extremamente pobre por que é formada por solos lixiviados da Cordilheira dos Andes, são Areias Quartzosas ou Latossolos Amarelos distróficos.

A riqueza da Floresta Amazônica vem da camada de matéria orgânica acumulada em milhões anos. A água da chuva contém todos os macro e micronutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas. As florestas, por possuírem um sistema radicular profundo e um ciclo de vida longo, conseguem captar estes nutrientes disponíveis na chuva e vão enriquecendo o solo com o passar dos anos. Portanto, os milhares de anos possibilitaram a criação daquela floresta exuberante.

Se você cortar a floresta, seja para plantar soja ou criar gado, você quebra este ciclo. O solo é extremamente pobre. As cinzas da floresta queimada contém nutrientes que conseguem sustentar a soja, ou pastagem ou outra cultura qualquer por 3 a 5 anos, no máximo. Depois disso, o solo volta ao seu estado original (sem as cinzas) e não consegue sustentar nenhuma cultura. Esqueça preço e logística, nem com todo adubo existente no mundo consegue recuperar os solos da Amazônia. Portanto se a floresta for cortada, aquela área se transformará num deserto, como são o Deserto do Saara (África) e outros nas regiões tropicais do mundo (Figura 1).

A floresta Amazônica funciona como uma bomba de sucção, sugando água do Oceano Atlântico. Utiliza 50% da água que chega do Oceano. Os outros 50% vão até as Cordilheiras dos Andes e em função dos ventos descem. Deste modo, 50% das precipitações das Regiões Centro Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, chegando até a Bacia do Prata na Argentina; são abastecidos pela Floresta Amazônica. Ou seja, em nossa região, cuja precipitação é de aproximadamente 1.500mm/ano, sem a Floresta Amazônica nossa água cai pela metade também. O que será possível produzir com 750mm/ano de água? Mandacaru, palma, juazeiro e outras espécies do Semiárido. Desta forma, a Região Sudeste, que hoje é celeiro do Brasil, precisará importar alimentos de outras regiões (veja as necessidades hídricas das diversas culturas nas Tabelas 1 e 2).

Então, o primeiro problema nosso, que é produzir água, é relativamente fácil de conseguir. É só preservar a Floresta Amazônica. O segundo, que é utilizá-la racionalmente, é um pouco mais difícil, mas não impossível, e mais, é importante, é necessário, e todos estamos convocados a participar desta campanha.

O Setor Florestal e Agrícola têm que fazer uso mais racional da água, irrigando as plantas no início ou final do dia para diminuir o consumo e para que a absorção pela planta seja mais efetiva.

Também devem utilizar tecnologias mais limpas, que consumam menos e reutilizem a água e ainda a purifiquem antes de devolvê-la.

Os governos devem procurar fazer saneamento básico em todo o território nacional, além de captação e tratamento de esgoto. Recompor as APPs, que barateiam os custos dos tratamentos e ajudam a evitar enchentes nas grandes cidades, além da economia e racionalização que deve ser obrigação de todos.

O cidadão comum deve economizar água em tudo que for possível, fechando a torneira enquanto escova os dentes ou se barbeia, tomar banhos mais curtos, cozinhar em panelas de pressão ou fechadas, não varrer calçadas ou quintais com água, lavar o carro com água armazenada em baldes ou outros recipientes e não com mangueiras.

Todos temos que fazer nossa parte. A natureza agradece.

Tabela 1. Necessidade de água da cultura em função de seu desenvolvimento (germinação à colheita).

Quantidade de água necessária durante um ano ou ciclo da cultura
Cultura
Consumo de água (mm)
Cana-de-açúcar
100-2000
Café
800-1200
Citros
600-1200
Milho
400-800
Feijão
300-600
Eucalipto
800-1200
Obs: 1 mm (milímetros) corresponde a 1 litro por metro quadrado.
Fonte: CALDER, et al, 1992 e LIMA, W. P., 1992.

Tabela 2. Eficiência na utilização ou consumo de água por cultura.

Comparação entre o consumo de água do eucalipto e outras culturas
Cultura/Cobertura
Eficiência uso de água
Batata1
1 kg de batata / 2.000 L
soja3
1 kg de soja / 2.000 L
Milho1
1 kg de milho / 1.000 L
Cana-de-açúcar1
1 kg de açúcar / 500 L
Arroz2
1 kg de arroz / 3.000 L
Café2
1 kg de açúcar / 5.600 L
Trigo4
1 kg de açúcar / 1.450 L
Galinha4
1 kg de açúcar / 4.600 L
Boi2
1 kg de carne /16.000 L
Cerrado1
1 kg de madeira / 2.500 L
Eucalipto1
1 kg de madeira / 350 L
Fonte: 1 = Novais et al, 1996; 2 = Mediondo, 2011; 3= Suzano, 2009; 4 = Taguchi, 2008.


ENVIADO PELA COLABORADORA:
Jornalista MARIA CRISTINA TORDIN
EMBRAPA MEIO AMBIENTE JAGUARIUNA (SP)



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br