Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de março de 2012

UM PAÍS À MARGEM DO RIO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2012




Rio São Francisco, que separa (une, no caso das cisternas) Juazeiro, BA, e Petrolina, PE(ao fundo)



Um país à margem do rio


Texto José Augusto Bezerra
Fotos Kleide Teixeira
 




Mineiro de nascença, o Rio São Francisco é nordestino por opção. 


Decidido a alargar seus horizontes, tomou rumo norte, na direção contrária dos retirantes que procuravam melhores condições de vida no sul do país, expulsos pela seca e descaso. 


O Velho Chico é refresco e espelho para os habitantes do semi-árido, região com mais de 800 mil quilômetros quadrados de área e população de 18 milhões de pessoas, abrangendo o norte de Minas Gerais e Espírito Santo, os sertões da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e parte do sudeste do Maranhão.


Sugado durante séculos, ainda assim o São Francisco teima em correr pelo seu leito natural, em busca do mar. O rio corta a região com menor índice de pluviosidade do Nordeste. Ao contrário do que muita gente pensa, o semi-árido brasileiro é um dos menos secos do mundo, com precipitação pluviométrica de 750 milímetros, em média. Em Israel e certas regiões da África, Ásia e Américas do Norte e do Sul (não considerando aqui as áreas desérticas), chove menos.


Segundo estudos técnicos, o problema do nosso semi-árido é a camada de rochas cristalinas quase à flor da terra. O solo geralmente é raso e não retém água. Quando a chuva cai, a água penetra na terra e escoa. Basta furar o chão para achar, rapidamente, rocha cristalina ou rocha matriz. Em algumas regiões, porém, há falhas na camada rochosa, onde a água foi sendo retida ao longo dos séculos. Em outras, há lençóis freáticos. 


O Brasil comporta 8% da água doce do planeta e, desse total, apenas 3% está no Nordeste. Cerca de 60% da água doce da região fica na calha do rio São Francisco. 


A poucos quilômetros do Velho Chico, as populações já sofrem com a escassez no inverno. Como o subsolo é cristalino, as águas, salvo exceções, são salobras. 


Por isso, as cisternas são adotadas como solução. Significam água boa para beber e cozinhar. Durante séculos, milhões de nordestinos abandonaram o semi-árido. Agora, outros milhões estão aprendendo a superar a seca e a vida severina para fazer prosperar o sertão.


http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC597494-1641-4,00.html


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br