Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de abril de 2012

CHEIA DO RIO AMAZONAS DEIXA 27 MUNICÍPIOS EM EMERGÊNCIA


Do G1 AM

Bairro São Raimundo, no Centro de Manaus, água do rio invadiu ruas (Foto: Semcom/Divulgação)Bairro São Raimundo, no Centro de Manaus, água do rio invadiu ruas (Foto: Semcom/Divulgação)













Rio Negro está a 70 




centímetros de 



superar cheia recorde, no 





Amazonas

Em todo o Amazonas, 27 municípios estão em situação de emergência.
Em Manaus, 18,3 mil pessoas sejam atingidas pela enchente.


O nível do rio Negro, no Amazonas, não para de subir e está a 70 centímetros de alcançar a cheia histórica de 2009, quando a marca foi de 29,77 metros. Nesta sexta-feira (27), a cota chegou a 29,07 metros e levou a Prefeitura de Manaus a decretar situação de emergência na capital do Amazonas por conta da cheia. Uma nova medição será realizada na segunda-feira (30). Em todo o estado, 27 municípios do Amazonas estão também estão em emergência.
Defesa Civil Municipal estima que 18,3 mil pessoas sejam atingidas pela enchente. Segundo estimativas do órgão, pelo menos 11 bairros terão áreas alagadas nos próximos dias. A situação é mais preocupante em bairros como Glória, Presidente Vargas, São Raimundo, São Jorge, Educandos, Betânia e Raiz. Todos eles, localizados na área central de Manaus, foram prejudicados pela cheia de 2009.
Água já chega à Rua dos Barés, Centro de Manaus (Foto: Roceli Lima/Divulgação)Água já chega a Rua dos Barés, Centro de Manaus
(Foto: Roceli Lima/Divulgação)
No Centro de Manaus, diversas avenidas já foram atingidas pela água. Na Rua dos Barés a água já invadiu a via e dificulta a passagem de veículos. "Agora o amazonense terá mais uma preocupação quando se dirigir ao centro da cidade, porque esse e outros trechos poderão ser interditados", disse o professor universitário Roceli Lima. Comerciantes já improvisam sobrepisos para elevar o nível do piso na tentativa de evitar prejuízos.
Para minimizar os efeitos da cheia no comércio da área, a Defesa Civil informou que deverão ser instaladas bombas para retirar a água parada em áreas mais baixas. “Com essa medida, esperamos que os efeitos dos danos causados pela enchente aos manauaras que vivem nas áreas afetadas sejam minimizados”, explicou o subsecretário da Defesa Civil Municipal, Coronel Ary Renato.

De acordo com o superintendente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marco Antônio Oliveira, a expectativa é que o nível do rio continue subindo. Segundo Oliveira, existe a possibilidade real de a cheia deste ano superar a de 2009, apesar do fenômeno na nascente do rio está chegando ao fim. No próximo dia 30 de abril será emitido o 2º alerta de cheia no ano.
Cidades do Amazonas em emergência
A cheia afeta diversos municípios no Amazonas. Segundo a Defesa Civil, Envira, Eirunepé, Guarajá, Ipixuna, Carauari, Itamarati, Juruá, Boca do Acre, Lábrea, Pauini, Canutama, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Borba, Tonantins, Santo Antônio do Içá, Amaturá, Uricurituba, Careiro da Várzea, Nova Olinda do Norte, Itacoatiara, Caapiranga, Tapuá, Anori e Anamã já foram afetados.
Fonte: G1 AM - GLOBO.COM



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br