Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de abril de 2012

PROJETO ÁGUAS NOVAS SERÁ APRESENTADO NO RS



Tecnologia para uso sustentável da Lagoa de Juturnaíbaé apresentada em Congresso Internacional pela Prolagos

São Pedro da Aldeia (RJ), 24.04.12 – Garantir a sustentabilidade ambiental da Lagoa de Juturnaíba, principal manancial utilizado para o abastecimento das cidades da área de concessão da Prolagos, na Região dos Lagos. Com esse objetivo, de forma pioneira no estado do Rio de Janeiro, a Concessionária de Água e Esgoto do Grupo Equipav, desenvolveu o projeto Águas Novas, que será apresentado no 3º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, que acontece entre os dias 25 e 27 de abril, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

Totalmente em conformidade com os critérios de sustentabilidade da Green Building Council, principal órgão mundial de certificação para empreendimentos sustentáveis, a tecnologia desenvolvida pela Prolagos visa reduzir a captação de água bruta na Lagoa de Juturnaíba, com o reuso da água de lavagem dos filtros e decantadores da Estação de Tratamento de Água (ETA) Juturnaíba, e minimizar os impactos dos resíduos gerados pelo processo de tratamento de água para o meio ambiente, com o tratamento e destinação adequada do lodo gerado pela ETA.

A Prolagos é uma das primeiras concessionárias de águas e esgoto no Brasil e a única no Estado do Rio de Janeiro a fazer o tratamento e a destinar adequadamente o lodo das estações de tratamento de água. Resultante do processo de tratamento de água, esse material é tratado, desidratado mecanicamente e destinado ao Aterro Sanitário de São Pedro da Aldeia, sem oferecer danos ao meio ambiente. Por ano, o volume desidratado de lodo é equivalente ao estádio Maracanã, ou seja, cerca de dois milhões m³/ano.

A concessionária também reutiliza a água da lavagem dos filtros das estações de tratamento de água. Além do ganho ambiental para o ecossistema da região, essa ação representa economia para a concessionária. Somente com o reuso dessa água, 40 milhões de litros de água por mês deixam de ser captados da Lagoa de Juturnaíba, em Araruama. A água é reintegrada ao sistema, passa por todo o tratamento e se torna própria para ser distribuída à população.






Fotos: Ascom/Prolagos
- Por ano, o volume desidratado de lodo é equivalente ao estádio Maracanã, ou seja, cerca de dois milhões m³/ano.
- Com o reuso da água, 40 milhões de litros por mês deixam de ser captados da Lagoa de Juturnaíba.


Juliana Latosinski | Assessora de ComunicaçãoFSB COMUNICAÇÕES | PROLAGOSascom@prolagos.com.br



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br