Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de abril de 2012

Projeto de hidroanel em São Paulo pode virar realidade

Rio Tietê, em São Paulo usado como "hidroanel paulistano"
Nos últimos 110 anos, engenheiros, urbanistas e arquitetos traçaram pelo menos 67 estudos sobre a navegação nos rios Pinheiros e Tietê. Alexandre Delijaicov, coordenador do grupo da FAU, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, é arquiteto e urbanista e explica o projeto: “A principal função do hidroanel seria transporte de lixo e outros resíduos urbanos, como entulho da construção civil, sedimento de dragagens, terra de escavações e lodo das estações de tratamento de água e esgoto”
Se virar realidade, o hidroanel terá 170 quilômetros de extensão, sendo 17 quilômetros de um canal artificial, a ser construído ligando as represas Billings a Taiaçupeba.
“São Paulo é tão cercada de água, que poderia até ser chamada de ilha. O objetivo do anel fluvial é transportar cargas e, futuramente, passageiros, que poderiam viajar normalmente ou a turismo”, explica o arquiteto.
Ao longo do Hidroanel, serão instaladas várias unidades com finalidades específicas,como eclusas, portos, travessias de balsas, usinas para tratamento de lixo e material reciclado. “Na zona leste, onde o Tietê percorre a maior parte dentro da capital, haverá parques e áreas verdes nas margens, como na orla marítima de Santos”, compara o arquiteto.
Cada um desses pontos abrigará plantas industriais para triagem e tratamento do lixo e resíduos – espécie de “montadoras ao contrário” na definição de Delijaicov. O material plástico, por exemplo, seria separado, picado, moído e encaminhado a indústrias como matéria-prima. No caso de resíduos da construção civil, o destino seria, após a trituração, a produção de argamassa, concreto e material para pavimentação de ruas. O material orgânico, como o lodo, também teria tratamento próprio. São três destinações: compactação para uso em blocos de pavimentação; transformação em adubo para parques da região metropolitana; e alimentação do biodigestor, equipamento para geração do biogás utilizado para funcionamento das máquinas do porto. Delijaicov e seu grupo de arquitetos da FAU criaram o projeto do Hidroanel há pouco mais de dois anos, embora ele já alimentasse essa ideia desde seu doutorado nos anos 1990.
O custo da empreitada é estimado em cerca de R$ 3 bilhões, investidos ao longo de até 30 anos. Defensores do hidroanel citam outras duas vantagens do sistema: combate aos congestionamentos e à poluição na Grande São Paulo. Os benefícios viriam da redução na quantidade de caminhões, responsáveis por cerca de 440 mil viagens por dia na região metropolitana. Só a movimentação de cargas da construção civil responde por 26.000 viagens diárias. O projeto ainda tem pela frente pelo menos quatro etapas: estudo de viabilidade, anteprojeto, projeto básico, projeto executivo. Fonte: http://www.comunitexto.com.br/

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br