Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de maio de 2012

AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS DA CAPITAL FEDERAL CAUSADAS PELA OCUPAÇÃO DESORDENADA


Alagamento em via marginal da EPTG: problema é recorrente na altura de Vicente Pires, que cresceu desordenadamente até virar região administrativa (Antônio Cunha/Esp. CB/D.A Press)
Alagamento em via marginal da EPTG: problema é recorrente na altura de Vicente Pires, que cresceu desordenadamente até virar região administrativa
Ocupação desordenada do solo compromete os recursos hídricos da capital

Quem chegou a Brasília quando a cidade ainda vivia a dicotomia entre a timidez em número de habitantes e a imponência de sua arquitetura lembra como as madrugadas eram frias e como o vento entrava por qualquer fresta despercebida.

É que o clima atmosférico, assim como tantos outros atores de um ecossistema, são sensíveis à densidade da vegetação de um lugar. E, quando o cerrado some para dar lugar a asfalto, não é apenas a temperatura que acompanha a mudança.

Sem a devida compensação ambiental e a execução de práticas sustentáveis, vêm as enchentes, a erosão, a poluição do ar e o comprometimento dos recursos hídricos.

Muitas dessas consequências já fazem parte do cotidiano do jovem Distrito Federal. Pequenas pancadas de chuva são capazes de provocar alagamentos na área central de Brasília, arrastar casas e causar desmoronamentos fatais nas cidades periféricas.

Crescem as áreas de erosão nos locais de onde se retirou a vegetação nativa sem dar nova destinação ao solo, seja para habitação ou agricultura. “O desmatamento é um dos maiores tiros no pé da humanidade”, afirma o professor de ecologia e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranoá, Paulo Salles.Fonte: Correio Braziliense


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br