Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de maio de 2012

SOS PENÍNSULA DE GALINHOS - RN - DESTRUIÇÃO DE DUNAS E MANGUES

UM APELO DE MORADOR DE GALINHOS - RN




Stephason Marino - Via Facebook

Como morador do município de Galinhos RN, venho solicitar desta organização ambiental, encarecidamente que nos ajude na defesa de uma comunidade no litoral do Rio grande do norte, que está sofrendo com as ações de uma empresa privada com apoio do governo estadual e federal, que estão tentando de qualquer forma instalar 35 torres eólicas em cima de dunas no município de Galinhos-RN. 

A população do município já fez duas manifestações nas dunas em protesto contra esse empreendimento, sendo intimidada por forças militares do governo estadual, tentando inibir o protesto, o único órgão do estado que é o IDEMA que deveria nos proteger foi o 1º à dar a licença para a empresa explorar aquela área sendo impedida pelo ministério público, que não sei até onde vão segurar. 

Pelo que fomos informados eles só irão desistir do empreendimento se houver uma ação de um órgão de referência voltada para o meio ambiente. Pois uma vez elas instaladas causaria problemas de ordem social e ambiental, pois além de ser uma área de migração de aves de várias espécies e tartarugas marinhas, também é um a área explorada pela população através do turismo. 

E se isso vier a acontecer eles irão terraplanar as dunas o que vai descaracterizar e causar o processo acelerado do assoriamento do braço de mangue, acabando com mangues, matando os crustáceos e desaparecendo os peixes que são um dos meios de sobrevivência dos pescadores do município. 

Mesmo sabendo que existem outras áreas próxima as dunas com a mesma potencialidade de ventos, mas como não é área que pertence à políticos importantes do estado, eles não tem interesse de construir neste local, preferem destruir as dunas acabar com mangues e espécies marinhas. 

Esse mesmo município hà 30 anos atrás sofreu outro problema ambiental que foi considerados um dos maiores impactos ambientais deste país, 
onde destruiram uma grande área de mangue matando várias espécies marinhas para construção de um a salineira. 

Peço encarecidamente não vamos deixar que tudo se repita novamente.

 Se precisar de material fotográfico e vídeos sobre este fato ocorrido neste lugar estarei pronto para colaborar com voçês. 

Existe uma matéria que foi colocada no blog da abelhinha.com no site da tribunadonorte.com.br, que tem mais assunto relacionado à este fato.




Galinhos fica em uma península de difícil acesso a 164 quilômetros de Natal. O jeito mais rápido de chegar é por barco a partir de uma praia próxima, Pratagil, em uma travessia de 20 minutos. 


A dificuldade do acesso de Galinhos deixa o local praticamente intocado, com salinas naturais formando pirâmides e as praias como a do Farol, um dos poucos pontos onde é possível encontrar traços de civilização.



Galinhos é um Município de pescadores, situada numa península a 164 km de Natal, no litoral norte do estado, numa região salineira, inserida no Polo Turístico "Costa Branca". Este Município tem cerca de 2.100 habitantes distribuídos por Galinhos (1.200 habitantes), Galos (500 habitantes) e Assentamento (cerca de 400 habitantes)

Galinhos tem 328 km, uma altitude média de 2 metros, clima árido, com temperatura média de 26 graus. Aqui encontram-se enormes extensões de praias desertas, com águas quentes e areias brancas muito finas, lindas dunas e manguezais. 

Galinhos é uma península por isso tem dois mares - o oceano aberto e o braço de mar a que o povo local chama de "rio" por ter águas tranquilas. Na maré alta os banhos são deliciosos.



Se quer não fazer nada para recarregar baterias e “sentir o cheiro e sons da vida”, Galinhos é o ideal. O contacto com a natureza é perfeito. 

Passeios de barco pelo “capim” e “ilha da coroa”, passeios a pé, de cavalo, de jegue táxi, pesca e alguns desportos aquáticos como windsurf e kitesurf são alguns dos programas diários. Fonte: http://www.oasisgalinhos.com


O 2º ABRAÇO NAS DUNAS DE GALOS.

Mais uma vez o povo de Galinhos, fizeram o seu protesto contra a instalação das eólicas nas Dunas de Galos. Existem tantos outros lugares próximo as dunas de Galos e não sabemos porquê tanta insistência em quererem instalarem essas torres em cima das dunas. 

Certamente acredito que exista algum interesse de alguém muito influente na política do nosso estado querendo que seja nesse local. Um dia a carapuça dele vai cair.

Dia 20 de maio de 2012



povo de Galinhos, fez o seu protesto contra a instalação das 
eólicas nas Dunas de Galos, para protegê-las da destruição

            A população diz: "EÓLICAS SIM, NAS DUNAS, NÃO!"

Fonte: Blog: Eliana Lima
MP pede na justiça suspensão da licença do parque eólico de galinhos. 

20 de abril de 2012 às 16:33
MP pede na Justiça suspensão de licença de parque eólico em Galinhos
Publicado em Justiça
Entendendo que o Idema não atendeu recomendação e concedeu licença irregular para a instalação de aerogeradores em Galinhos, os promotores da Defesa do Meio Ambiente Gláucio Pinto Garcia e Rachel Germano ajuizaram Ação Civil Pública contra o órgão e as empresas empreendedoras: Brasventos Eolo Geradora de Energia S/A e Eolo Energy S.A.

Segundo o Ministério Público, foi identificada, “a partir de audiências realizadas para discussão do EIA/RIMA do Parque Eólico Rei dos Ventos I, que as avaliações contidas nos relatório do Parque não apresentavam elementos suficientes para justificar ou legitimar a aplicação do regime de exceção que autoriza o sacrifício de Área de Proteção Permanente (APP), referente às dunas do Município de Galinhos”.

Assim, “a Promotoria de Justiça da comarca de São Bento do Norte expediu Recomendação requerendo ao IDEMA que não concedesse a licença de instalação ao Parque Eólico”, o Instituto não atendeu ao pleito e o MP optou por ajuizar a ACP.

Pede medida liminar para suspender imediatamente os efeitos da licença, até o efetivo julgamento do pleito, e multa diária de R$ 100 mil. Também, “a anulação de todas as licenças concedidas a partir de um EIA/RMA inválido, a condenação do empreendedor a não promover qualquer obra na área em questão, e, caso a medida liminar não seja concedida, que este repare todos os danos ambientais causados a partir da implementação” do parque.

Enviado pelo colaborador STEPHASON MARINHO

O BLOG SOSRIOSBR COLOCOU-SE À DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO DE GALINHOS PARA DIVULGAR, SOB RESPONSABILIDADE DOS MESMOS, AS INFORMAÇÕES DE AÇÕES E ATITUDES PRÓ-ATIVAS QUE FOREM TOMADAS EM DEFESA DAS DUNAS E MANGUES DAQUELA RETINGA, AMEAÇADAS PELO PROJETO DO PARQUE EÓLICO.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Essa não foi a primeira vez que a cidade de Galinhos tem seu ecosistema devastado. Em meados da década de 80 nossos mangues e camboas foram destruídos. O que ocasionou a morte de milhares de toneladas de peixes. E até hj a cidade não foi sequer idenizada dessa ação nefasta. O que se viu foi a transformação dessas areas de mangues em criadoros de camarões.
    Lamentamos a omissão e conivência dos orgãos públicos estaduais e municipais que atualmente demonstram apoiar a população mais não age para coibir e punir os devastadores.
    As últimas ações do órgão de proteção do estado, "Polícia Ambiental", foi intimidar a população com viaturas policiais fortemente armados para tentar proibir o manifesto pacífico dos moradores de nossa cidade.
    Parabenizo e me solidarizo a populaçãao, que vem resistindo a essa ação criminosoa com bravura.

    Nilberto Galvão

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br