Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de junho de 2012

SOS REPRESA GUARAPIRANGA - SP "ABRAÇO DE PROTESTO PELA DEGRADAÇÃO"

Abraçando a Represa Guarapiranga como protesto pela degradação - 2011


Milhares de pessoas pessoas “abraçaram” a 


Represa de Guarapiranga, na zona sul de São 


Paulo 
Como protesto contra a degradação do manancial. O Abraço, como é chamado o evento, está na sua sétima edição e teve manifestações simultâneas em três trechos da orla da represa.
“O tema da atual edição é Rio+20: o Nosso Rio é Aqui, ou seja, os ideais de preservação ambiental e de sustentabilidade devem ser convertidos em ações concretas no dia a dia, quando as pessoas vivenciam problemas como direito à cidade e à cidadania. Queremos mostrar que são as pequenas atitudes que vão contribuir globalmente”, disse Mauro Scarpinatti, da organização não governamental (ONG) Espaço Formação.
O abraço também teve o objetivo de cobrar das autoridades medidas para um controle maior sobre a construção de moradias nas proximidades da represa. “A orla é totalmente ocupada por loteamentos irregulares, por invasão. Parte deles tem água encanada, mas não tem esgoto, que vai direto para a represa”, ressaltou Eduardo Melander Filho, um dos organizadores da manifestação.
O lago da Represa Guarapiranga tem mais de 25 quilômetros quadrados e abrange áreas de vários municípios de São Paulo, como Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Embu das Artes e Juquitiba. A represa fornece água para aproximadamente 4 milhões de pessoas.
O evento foi coordenado pela Rede de Olho Nos Mananciais, formada por mais de 40 organizações da sociedade civil.Fonte: http://eco4planet.com
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Felizmente, quase chegando o 8º Abraço da Guarapiranga, a região do Jardim São Vicente, Jd Amélia, moradores já podem ver os trabalhos da Sabesp, com a questão do esgoto, ainda tem muito a melhorar, mas já podemos dizer que já foram dados os primeiros passos, a região está degradada, tem minas e córregos. O local já foi fundo da represa já foi fundo de uma parte da represa bilingues, hoje sofrendo com as ocupações irregulares.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br