Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de agosto de 2012

DIA DE COMBATE À POLUIÇÃO - 14 DE AGOSTO - A POLUIÇÃO DE NOSSOS CURSOS D' ÁGUA

Guilherme Sandler. Howstuffworks - Como funciona a poluição das águas

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS NOS RIOS DO BRASIL

O USO DA ÁGUA NO BRASIL

Enquanto a maioria dos países do planeta vive problemas relativos a escassez da água, o Brasil está numa situação privilegiada em relação a disponibilidade hídrica do seu território: cerca de 17% da água doce superficial e aproximadamente 80% do aquífero Guaraní (maior reserva subterrânea do mundo) encontram-se em seu território.

Entretanto cerca de 60% da água superficial brasileira, principal fonte de abastecimento de água no país, encontra-se na região norte, a região menos habitada do país, enquanto outras regiões convivem com a escassez. É o caso da região semi-árida nordestina que sofre com as condições hidrológicas desfavoráveis e a apropriação desigual dos recursos hídricos, ou o caso da maioria das metrópoles e grandes cidades brasileiras, que preponderantemente situam-se em uma faixa que vai do litoral até 200 quilômetros interior adentro, onde situa-se a maioria da população brasileira.

Essas cidades, em sua grande maioria, convivem com a escassez de recursos hídricos devido ao desperdício da água potável, à poluição dos corpos d´água e ao manejo inadequado dos seus mananciais, apesar de disporem de situação hidrológica confortável.

O território brasileiro é dividido politicamente em 27 estados que formam uma federação, sobre a qual se sobrepõem 12 grandes regiões hidrográficas, são elas: Amazônica; Tocantins Araguaia; Atlântico NE Ocidental; Parnaíba; São Francisco; Atlântico Leste; Atlântico NE Oriental; Atlântico Leste; Atlântico Sudeste; Paraná; Paraguai; Uruguai e Atlântico Sul.

Para se ter um panorama das áreas criticamente poluídas no Brasil, é extremamente importante somar os dados de poluição obtidos pelo estado a outras fontes bibliográficas, pois, em muitas regiões brasileiras, existem poucas estações de medição de qualidade da água.


Além disso, uma das principais fontes de poluição do Brasil é a falta de tratamento de esgoto doméstico. E o problema é grave, já que, em 2004, apenas 48,8% dos domicílios brasileiros tinham acesso a rede de coleta de esgoto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, IBGE. Em algumas regiões como a Sul, a implantação de rede de esgoto não acompanhou o crescimento da população, como pode ser visto no gráfico abaixo.

A indústria, também uma das principais poluidoras das bacias hidrográficas brasileiras, localiza-se principalmente nessas cidades situadas na faixa próxima ao litoral, adentrando bastante ao interior no sudeste, tendo também forte presença nas capitais estaduais localizadas continente adentro.

A demanda por água gerada pela indústria na faixa litorânea deve ser um empecilho para o crescimento industrial e econômico, principalmente no nordeste brasileiro, mas também no sudeste (seja por motivos naturais ou por uso irracional dos recursos existentes). Entretanto, o crescimento econômico brasileiro deve tornar insustentável o despejo de resíduos industriais no sudeste.

A ausência de números que comprovem diretamente a importância do esgoto industrial na poluição das águas brasileiras impossibilita uma análise precisa, porém, as dimensões da poluição industrial são delineadas pela participação da indústria na economia brasileira, que chega a mais de 37% do PIB nacional (CNI 2005).

Para se ter algum parâmetro do tratamento dos efluentes industriais no Brasil, a variação do tratamento dos resíduos industriais da bacia do rio Paraíba do Sul varia de 0 a 100% do total despejado conforme os diferentes setores industriais.

Apesar das recentes evoluções propiciadas pela implementação da administração de recursos hídricos baseada nos comitês de bacias hidrográficas, a escassez de recursos hídricos em locais onde há boa disponibilidade e a ausência de dados de tratamento de efluentes industriais, exemplifica a má administração dos recursos hidricos em território brasileiro.

Publicado em 25/10/2007 (atualizado em 19/06/2008)
saiba mais - http://ambiente.rsw.uol.com.br/poluicao-aguas6.htm ­­

NO PRÓXIMO DIA 14 DE AGOSTO COMEMORAMOS O "DIA DE COMBATE À POLUIÇÃO"

SAIBA MAIS:

POLUIÇÃO DA ÁGUA

POLUIÇÃO DA ÁGUA - DESAFIOS E SOLUÇÕES 
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS - COLÉGIO RAINHA DA PAZ
Poluição da Água - Rios e Mares

Poluição da água - Wikipédia



POLUIÇÃO DA ÁGUA - COLÉGIO SÃO FRANCISCO

Poluição das Águas Subterrâneas

Poluição da Água - biologia ambiental 


Imagens Poluição das Águas 









BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br