Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de setembro de 2012

Entrevista com Dalmace Capell Neto, presidente da Associação Amigos da Serra dos Cocais


Serra dos Cocais -Valinhos – Itatiba, SP

Entrevista com Dalmace Capell Neto, presidente da Associação Amigos da Serra dos Cocais

por Clarice Villac
 Dalmace, você pode nos situar, sobre como está agora, neste início de setembro 2012, a situação na Serra dos Cocais ? Como está a questão de sua preservação?
A situação da Serra dos Cocais hoje, ainda é de abandono por parte dos proprietários empreendedores, que continuam especulando as terras para transformar as áreas rurais em loteamentos fechados, e por parte da prefeitura que não desenvolve nenhuma atividade para a região.
A boa notícia é que o processo de tombamento pelo Condephaat está em andamento e é um importante mecanismo para sua preservação.
 Qual a importância da preservação da Serra dos Cocais em relação ao abastecimento de água de qualidade para as cidades vizinhas?
A preservação da Serra dos Cocais é primordial para o abastecimento de água da região, na serra existem várias nascentes e córregos que abastecem diretamente Valinhos, Vinhedo, e é uma bacia de recarga do rio Atibaia, este responsável pelo abastecimento de várias cidades da RMC.
A situação do abastecimento de água nesta região já é muito crítica, faltando água em várias cidades na época da seca, se não preservamos as nascentes da Serra dos Cocais a situação vai ficar ainda pior, porque com a urbanização, além de reduzir a quantidade de água produzida pela impermeabilização do solo, os grandes loteamentos consumirão uma água que não temos mais disponível.
 Sabemos que resíduos químicos provenientes do uso de agrotóxicos, assim como resíduos de medicamentos, antibióticos de uso em animais e humanos também permanecem nas águas mesmo depois de tratadas de modo básico.  Quais os riscos para a população, e o que isso tem a ver com a preservação dos mananciais da região da Serra dos Cocais?
Os riscos são grandes, a contaminação da água por agrotóxicos causa câncer na população, sem contar os hormônios existentes na água do rio Atibaia que também não tem tratamento.
A água da Serra dos Cocais é limpa, mais barata para o tratamento, e é mais saudável para a população, mas parece que a prefeitura não se importa com esta situação, além de não ter nenhum projeto para preservar este manancial. No ano passado a prefeitura e os vereadores aprovaram na câmara, um projeto para que os futuros condomínios possam pagar pela captação de água do rio Atibaia ao invés de destinar água da Serra dos Cocais para cidade.
 Quais são os argumentos, que ponderações poderíamos usar quando se fala em aumentar a ‘mancha urbana’ de cidades como Valinhos, Vinhedo, Itatiba, Campinas?
Esta concentração de pessoas está mais do que provado que é ineficiente como modelo de sociedade, causa muitos transtornos.
A cidade de São Paulo é um exemplo, saiu uma pesquisa que mostra que mais da metade da população, se pudesse mudava de cidade, este é um forte indicativo de que não podemos continuar com este modelo.
A urbanização de áreas rurais de Valinhos, Vinhedo, Itatiba, Campinas e Jundiaí, pode causar que em pouco tempo se juntem a São Paulo, se transformando em uma única e gigantesca megalópole.
– Haveria possibilidades de que a Serra dos Cocais fosse considerada ponto de turismo ecológico?  Isso poderia trazer benefícios para a região?
O turismo ecológico é essencial para trazer benefícios econômicos, aliado à preservação ambiental.
A cidade ganha muito com o turismo, e pode continuar produzindo água limpa e barata, mantendo o corredor ecológico entre Campinas e Jundiaí.
 Para você, o que seria ‘Qualidade de Vida’?
Qualidade de vida para mim é bem-estar social, onde a população tenha direito a casa, comida, água limpa para beber, ar puro para respirar e local arborizado para passear e descansar.

___________

Referências :
Associação Amigos da Serra dos Cocais : http://serradoscocais.blogspot.com.br/
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Parabéns Clarice Villac e Dalmace Capell Neto, Pres. da Associação dos Amigos da Serra dos Cocais pela ótima entrevista.

    Ficamos muito tristes com a falta de seriedade e responsabilidade das autoridades dessa bacia pelas atitudes (ou falta delas) na proteção dos mananciais da Serra.
    O blog SOSRiosBr fica ao inteiro dispor da Associação para todo e qualquer publicação que desejarem fazer!
    Vamos salvar os mananciais da Serra dos Cocais!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br