Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de setembro de 2012

EXPEDIÇÃO A REMO ESTÁ PERCORRENDO 1.100 KM NA AMAZÔNIA



Relato de viagem: O primeiro dia da expedição a remo na Amazônia

Tema:Expedições
Autor: Redação 360 Graus
Data: 28/9/2012

Angelo Corso, Mário Vidal e Marcelo de Paula estão percorrendo a remo a distância entre São Gabriel da Cachoeira e Manaus, no Amazonas. Serão 1100 quilômetros em aproximadamente 45 dias. Confira o relato do início da aventura, quando o pequeno grupo viajou até São Gabriel da Cachoeira para dar início à expedição. O texto é do Marcelo de Paula, fotógrafo, cineasta e diretor da produtora Código Solar.



Meio-dia do dia 12 de setembro de 2012. Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Era o sonho do aventureiro Angelo Corso tornando-se real. Acompanhado pelo experiente remador Mário Vidal e pelo cineasta Marcelo de Paula, começava a Expedição Amazônia. A equipe vai percorrer a remo uma distância de 1.100 km no Rio Negro, em plena Floresta Amazônica, no trecho entre os Municípios de São Gabriel da Cachoeira e Manaus, no Estado do Amazonas.

Com aproximadamente 200 quilos de carga, divididos entre equipamentos e bagagens pessoais, a equipe cumpriu a primeira etapa da Expedição: quatro horas de voo direto entre as capitais do Rio de Janeiro e Manaus.

Em Manaus foi necessário permanecer três dias para cumprir o cronograma de produção: compras de supermercado, adesivamento e ajustes nos barcos, contatos com a mídia parceira da cidade e os procedimentos de embarque no Tanaka 4, embarcação típica denominada de barco de recreio, ou gaiola, na região.

Com velocidade aproximada de 15 km/h, transportando 90 toneladas, entre carga e passageiros, o Tanaka 4 foi subindo o Rio lentamente, serpenteando a Floresta e singrando as negras águas da Amazônia.

Além da exuberante beleza natural, podemos citar ainda dessa etapa da Expedição, uma forte chuva que desabou na primeira madrugada da viagem e uma densa névoa que encobriu o Rio Negro durante a noite e insistiu em nos acompanhar até o amanhecer do segundo dia. Causando certo desconforto na tripulação e passageiros do Tanaka 4. Nada a se preocupar, apenas um contato direto com a natureza e sua força! Para amenizar tudo isso, peixe assado na brasa, servido no convés do barco a céu aberto, com a Amazônia de jardim!

O percurso de subida do Rio Negro até São Gabriel da Cachoeira incluiu os cenários dos Parques Nacionais de Anavilhanas e Jaú, algumas poucas comunidades ribeirinhas e as cidades de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro. Momento esperado por todos, quando os sinais da telefonia celular voltam a funcionar e é possível avisar aos familiares de que tudo segue bem!

Atento ao caminho das águas, Angelo Corso aproveitou todas as preciosas informações da tripulação do Tanaka 4 para ir plotando no GPS, os possíveis pontos de apoio das paradas da Expedição a remo: praias de rio, pequenas comunidades ou casas isoladas e demais sinais que a natureza possa indicar.

Aliás, não podemos deixar de citar toda a educação dos profissionais da Navegação Tanaka, e os cuidados que a Empresa tem com o meio ambiente. Não observamos nenhum lixo, que não seja orgânico, sendo atirado ao rio.

Mário Vidal também esteve atento ao Rio Negro: “A navegação em todo rio da Amazônia é muito simples. A terra firme está sempre à margem direita de quem desce o rio. É só deixar flutuar que o próprio Rio Negro vai nos orientar qual caminho seguir”.

A chegada a São Gabriel da Cachoeira foi coroada com um belo dia de sol, nos permitindo ver a famosa formação rochosa Serra da Bela Adormecida, que vem se mostrando ao longo do Rio Negro até o cais da cidade. Depois de 72 horas de barco, chegamos!


Acompanhe aqui no 360 Graus mais relatos dessa expedição!


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br