Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de setembro de 2012

II SEMANA DA MATA CILIAR SOSRIOSBR 2012 - PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES - SP



O Projeto de Recuperação de Matas Ciliares (PRMC) teve como objetivo central desenvolver instrumentos, metodologias e estratégias que viabilizem um programa de recuperação de matas ciliares de longo prazo, com abrangência estadual. 

O Projeto foi concebido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e contou com doação de US$ 7,75 milhões do Global Environment Facility (GEF), implementada pelo Banco Mundial. Foi executado entre 2005 e 2011. 
 
Diretrizes
  • Microbacia como unidade de trabalho.
  • Ação conjunta com o Programa de Microbacias da CATI (Agricultura + Meio Ambiente) e Integração com outros projetos e programas, governamentais ou não.
  • Participação de várias unidades da SMA (CBRN, CEA, IF, FF, IBt, Cetesb) sem prejuízo das ações de fiscalização e controle.
Foi desenvolvido em diferentes linhas de atuação:
 
  • Apoio à restauração sustentável 
  • Projetos Demonstrativos
  • Desenvolvimento de Políticas Públicas – PSA
  • Capacitação, educação ambiental e treinamento
  • Gestão, monitoramento e difusão
  • As matas ciliares são fundamentais para o equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para as águas e o solo, reduzindo o assoreamento de rios, lagos e represas e impedindo o aporte de poluentes para o meio aquático. Formam, além disso, corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade; fornecem alimento e abrigo para a fauna; constituem barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura; e, durante seu crescimento, absorvem e fixam dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas que afetam o planeta.  
     
     
     
    Projeto de Recuperação de Matas Ciliares (PRMC) foi uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo (SMA), instituído pelo Decreto Estadual nº 49.723, de 25/06/2005. Iniciado em 2005, o projeto finalizou suas atividades em abril de 2011. O PRMC contou com recursos financeiros do Global Environment Facility (GEF), tendo como agência implementadora o Banco Mundial.
     
    Seu objetivo principal foi a elaboração de instrumentos, metodologias e estratégias que assegurem a recuperação e a manutenção de matas ciliares a longo prazo.
     


    Na Biblioteca do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares podem ser encontrados:
     


    BLOG SOS RIOS DO BRASIL
    ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
    Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
    Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

    A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

    Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

    ....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

    COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
    No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
    AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

    E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br