Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de setembro de 2012

PROJETO ÁRVORES DA VIDA DO EMBRAPA MEIO AMBIENTE COMEMORA DIA DA ÁRVORE


Exiba foto_arvore.jpg na apresentação de slides

(foto: Paineira da Índia ou paineira africana na Embrapa Meio Ambiente) - crédito A. Tzusuki


Árvores da vida – data é comemorada na Embrapa Meio Ambiente


21.9.2012
Nesta sexta-feira, 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore. A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) vai celebrar a data com plantio de mudas de Cassia borboleta, Sapucaia, Jasmim manga, Jequitibá, Palmeira Vetchia e Paineira rosa.
Esse dia marca o início do projeto paisagístico da Embrapa Meio Ambiente, desenvolvido por Luis Guilherme Doring, engenheiro agrônomo da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - USP, sob a orientação da Professora Ana Maria Liner Pereira Lima, especialista em paisagismo.
O projeto, de baixo custo e com pouca necessidade de manutenção, contempla o acesso principal à área, um bosque e anfiteatro. Serão usadas plantas nativas, ornamentais e frutíferas, da Mata Atlântica, da Amazônica e do Cerrado.
Serão priorizadas espécies que irão atrair uma grande variedade de fauna silvestre, além de pássaros e abelhas diferentes dos que já habitam a Unidade. Além disso, a seleção das plantas, bem como a distribuição na área, foi realizada no sentido de termos flores durante o ano todo.
Envolverá todos os funcionários na sua implantação. Cada empregado será convidado a adotar uma árvore, realizando desde o plantio, até cuidar dela e acompanhar o seu crescimento. “Depois, com certeza iremos usufruir o bem que uma árvore faz e o nosso Centro apresentará um visual e um clima mais relacionado com o seu nome”, acredita Wagner Bettiol, pesquisador da Unidade, idealizador do projeto.

Características do projeto
A função da paisagem não é somente estética e desta forma, também foram exploradas o isolamento acústico, já que o Auditório não “escapa” do barulho vindo da rodovia. Além disso, haverá sombreamento para o estacionamento. Nessa área serão plantadas frutíferas e espécies nativas locais e em risco de extinção, como o mogno, pau brasil e palmeira Jussara. Para o Auditório Paulo Kitamura, foi projetado um sistema de integração com o verde externo, o qual vai ganhar muitas plantas em toda a sua extensão.
Nas laterais do acesso principal serão utilizadas espécies arbóreas com florescimento em épocas diversas, garantindo assim uma paisagem diferente ao longo do ano. Palmeiras de várias espécies nativas da região serão utilizadas, sendo o símbolo do projeto.
Para evitar conflito com a tubulação da Petrobras serão feitos canteiros com lírio amarelo e capim do Texas, plantas com alto apelo ornamental, com baixa manutenção e com raízes não profundas.
Para aproveitar o declive existente paralelo à via e à área do bosque, serão colocadas primaveras e jasmins perfumados na parte mais alta, dando o aspecto de plantas pendentes e servindo de moldura para diversas palmeiras, costelas de Adão e íris brasileira.
No bosque, próximo à área das bandeiras, será construído um deck de madeira, com o formato do logo da Embrapa. No lado oposto, será construído um lago, com peixes ornamentais e plantas aquáticas.
Além disso, perto da recepção da administração, onde os ônibus param, será instalado um bosque de frutíferas com plantas brasileiras como jabuticaba, pequi, murici, cacau, cambuci, entre outras. O objetivo é que além de atrair a fauna regional, também será um local de convívio social e visita às espécies mais curiosas.
A data é comemorada no Brasil desde 1965, após o Decreto Federal nº 55.795, que instituiu a Festa Anual das Árvores no dia 21 de setembro. A escolha do dia deve-se à proximidade da chegada da primavera, no dia 23 de setembro. As árvores são fundamentais para manter a vida no planeta: protegem o solo e as nascentes dos rios; abrigam e preservam animais; fornecem oxigênio puro e limpo; ajudam na manutenção de umidade e na temperatura do ambiente.

Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br