Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de outubro de 2012

DIA 15 DE OUTUBRO - "DIA DO PROFESSOR E DIA DO EDUCADOR AMBIENTAL"

DIA DO EDUCADOR AMBIENTAL
15 de Outubro
Por: Rosmari A. M. Lazarini
1
A Educação Ambiental é um processo educativo que envolve ciência, ética, compromisso, atitudes, valores, em vários níveis, sejam no âmbito individual ou coletivo.
 
O Educador Ambiental atua na esfera da educação formal e informal com crianças e adultos em escolas, parques, empresas, ong’s, comunidades.

Com competência, o educador aborda temas diversos relacionadas às questões ambientais, passando informações, conceitos e técnicas necessárias que levem à reflexão e compreensão da realidade no sentido de conscientizá-las a uma mudança correta de atitudes.

Nesse sentido, o educador ambiental contribui no relacionamento entre sociedade e natureza, criando um ambiente harmonioso e sustentável diante da emergência ambiental.

“O verdadeiro educador é o que acompanha as mutações
da vida, dos tempos, dos comportamentos”.
Artur da Távola

1
Bióloga e editora do site: www.floraefauna.com


15 de Outubro, Dia do Educador Ambiental



O Educador Ambiental atua diretamente com crianças, empresas e comunidade, no sentido de conscientizá-las da necessidade de uma mudança correta de atitudes.
É impossível falar em Educação Ambiental voltando-nos exclusivamente para a escala planetária ou para a escala nacional. Pelo contrário. Ela envolve todas as escalas. 
Começa em casa. Atinge a rua e a praça. Engloba o bairro. Ultrapassa as periferias. Repensa o destino dos bolsões de pobreza. Atinge as peculiaridades e diversidades regionais para, só depois, integrar, em mosaico, os espaços nacionais.
Trata-se de um processo educativo que envolve ciência e ética e uma renovada filosofia de vida. 
Trata-se de mudar enfoque, ajudando a preservação da biodiversidade; reintroduzindo a vegetação onde for possível; seqüestrando o gás carbônico liberado para a atmosfera nos últimos 100 anos da Revolução Industrial; multiplicando os bancos de germoplasmas necessários à produção de alimentos; reintroduzindo biomassas de interesse ambiental, social e econômico. Fonte: http://mauzl.blogspot.com.br

15 - Dia do Educador Ambiental
O dia do educador ambiental é comemorado no mesmo dia em que se homenageiam os professores. Não é por menos. No fundo, o educador ambiental também é um professor, mas que não transmite simplesmente valores verdes aos seus alunos. É alguém que prioriza a ação efetiva desse alunado no meio ambiente e que prega com ele atitudes coerentes para a harmoniosa relação ser humano-natureza.

Essa pode – e deve – ser tarefa do professor também. Mas a partir do momento em que se considera a educação ambiental uma disciplina transversal na sala de aula, destaca-se o educador ambiental do professor. As atividades se confundem em sala de aula e revela-se que a melhor prática é feita em sua extensão. O pátio da escola, a própria casa, o bosque do parque: extensões das quatro paredes em que se transmite o conhecimento.

Propiciar uma atividade na prática pode ser garantia de um aprendizado efetivo. A conscientização proposta por um educador ambiental segue por esse caminho. Obviamente, às vezes isso não passa de teoria. Até porque registrar que isso é tarefa de um educador ambiental ou pregar que determinadas atitudes são exclusivas desse profissional generalizam e delimitam o campo.

Talvez a própria criação do termo educador ambiental já sugira um estreitamento de significado. O surgimento da nomenclatura, assim, tanto é positivo quanto negativo. O educador ambiental é destacado e ganha um dia para ser homenageado oficialmente. O seu campo de atuação por vezes pode ficar específico demais, como sempre ocorre na categorização de funções.

Enfim, o fato é que no dia 15 de outubro ambos os profissionais – professores e educadores ambientais – merecem oficialmente ser homenageados. De qualquer modo, um educador ambiental não deixa de ser um professor. Vale pensar se a recíproca é verdadeira...


Fonte: www.bandpenorio.com.br


BLOG SOS RIOS DO BRASIL

ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br